O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano. Comumente, trata-se de uma molécula de açúcar que atrai e retém a água ao seu redor, dando mais viço, firmeza e textura homogênea à pele. Contudo, é normal, com o passar dos anos a concentração do ácido hialurônico diminuir, o que colabora para o surgimento de rugas e ressecamento. Para o rejuvenescimento da pele, pode-se usar este produto em forma de cremes, preenchimento facial e até mesmo cápsulas.
O ácido hialurônico também pode ser usado na correção de cicatrizes de acne e nas olheiras. Mas, apenas um dermatologista ou cirurgião plástico poderá fazer a indicação e aplicação desse produto para o paciente.
Abordaremos neste texto as 3 formas diferentes de usar o produto que combate as rugas. Vamos conhecer cada um deles e seus benefícios.
A utilização do ácido hialurônico de forma injetável tem o poder de repor o volume do rosto de forma rápida e visível. No geral, é indicado para:
Através de agulhas, o dermatologista faz pequenas picadas na área tratada e usa anestesia local para diminuir a sensibilidade das picadas. Este procedimento, geralmente pode demorar em média 30 minutos, não é necessária a internação do paciente.
O preenchimento injetável não é definitivo. A derme, que é a segunda camada da pele onde também estão localizadas as fibras de elastina e colágeno, é altamente vascularizada e por isso absorve rapidamente o ácido hialurônico. Portanto, os resultados do procedimento podem durar de 3 meses a 1 ano, o tempo varia de acordo com cada paciente.
O uso do ácido hialurônico através de cremes é excepcionalmente eficiente na hidratação da pele, dando mais viço à pele e agindo na prevenção de rugas. Quanto mais cedo você começar a cuidar da pele, melhores serão os resultados para regredir os sinais do envelhecimento. Os cremes a base de ácido hialurônico são mais indicados para pessoas com pele seca ou mista. O ideal é ser utilizado diariamente, logo ao acordar. Pois, o produto protege contra perda de umidade que ocorre durante o dia impedindo a desidratação da pele.
Um alerta para quem tem pele oleosa é usar este produto com cautela. Pois, o creme fecha os poros e impede que as glândulas sebáceas eliminem as gorduras, provocando o aparecimento de cravos e espinhas.
O uso do ácido hialurônico em cápsulas trás benefícios como:
Além disso, promove o alívio de dores articular, melhorando a lubrificação das articulações. Além de evitar o desenvolvimento de osteoartrite, osteodistrofia ou artrite reumatoide.
O ácido hialurônico também melhora a capacidade de cicatrização da pele, pois facilita a hidratação e a eliminação de toxinas.
De acordo com orientação médica, geralmente o modo de uso do ácido hialurônico em cápsulas consiste na ingestão de 1 comprimido por dia, de preferência à refeição.
Antes de indicar o tratamento, deve-se fazer exame clínico do paciente para descartar possíveis contraindicações ao tratamento. Evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas na véspera do procedimento injetável. O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginko biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. O filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento.
No procedimento injetável, alguns estudos científicos recomendam fazer massagem no local com a ponta dos dedos por de dois a três dias. Mas caso haja hematomas, massagear se torna contraindicado. O ideal é não se expor ao sol, principalmente se os roxos se formarem, e pode-se usar gelo no local nas primeiras 24 horas.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549