O que são olheiras? Por que elas aparecem? Como tratar e diminuir as olheiras?
Estas e outras perguntas são frequentes no consultório. Portanto, iremos falar um pouco mais sobre o assunto respondendo cada pergunta sobre as olheiras e oferecer dicas para minimizá-las.
As olheiras se caracterizam pela concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior, o que resulta num tom escurecido abaixo da região ocular. Isso também pode ocorrer por conta da estrutura óssea do rosto: em alguns casos, o globo ocular é mais fundo e isso cria uma sombra que se assemelha às olheiras. Não há estatísticas sobre o problema, mas se sabe que é muito comum.
Muitos acreditam que as olheiras só aparecem na fase adulta, porém elas podem formar-se em qualquer fase da vida de homens e mulheres, até mesmo em crianças. A condição manifesta-se em todas as raças, sendo mais frequente e acentuada, contudo, nos árabes.
Alguns fatores favorecem o surgimento das olheiras e eles podem variar de acordo com cada tipo. Entre as principais causas, estão:
Sobretudo, o próprio envelhecimento também acentua as olheiras devido a frouxidão na pálpebra inferior, remodelação óssea e reposicionamento dos compartimentos de gordura facial de sustentação. A rápida perda de peso corporal e flacidez provocam alteração da anatomia palpebral e malar.
O mercado de beleza tem muitas opções de procedimentos e por isso existem atualmente diversos tratamentos para as olheiras. Porém, é indicado sempre procurar ajuda médica para que a região seja examinada. Sendo assim, o especialista irá definir o tipo de olheira e prescrever o tratamento mais adequado.
Seguem algumas dicas para diminuir as olheiras:
Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro.
Aplicar os sachês gelados de chá de camomila nos olhos tem um efeito semelhante às compressas de água fria. A camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras.
O pepino contém flavonoides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras.
O leite também tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele.
Para os casos crônicos de olheiras pode ser indicadas sessões de laser. O procedimento ajuda na circulação sanguínea amenizando as manchas causadas pelo excesso de pigmentação.
Esta técnica utiliza-se de um roller com microagulhas para causar uma abrasão controlada nos tecidos estimulando a produção de colágeno.
O leite também tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele.
Além dos tratamentos para diminuir as olheiras é preciso mudar os hábitos de vida, como por exemplo, dormir melhor, evitar o fumo e bebidas alcoólicas, dentre outros.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549