Vamos conhecer algumas doenças de pele que causam manchas?
As cores das manchas que surgem na pele podem indicar os problemas que temos de saúde. Às vezes pode ser um problema estético. Entretanto, em outros casos, pode significar, por exemplo, uma doença mais grave.
Portanto, caso você identifique algum tipo de mancha na pele, seja ela branca, vermelha, marrom, preta ou roxa, é sempre bom procurar por um dermatologista para esclarecer qualquer tipo de dúvida.
Neste texto, destacaremos 7 doenças de pele que causam manchas. Veja abaixo:
Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo.
Sobretudo, afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.
Comumente, o fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.
A dermatite é um nome geral para inflamação da pele e se manifesta com manchas vermelhas e descamativas, podendo ter bolinhas vermelhas em alguns casos.
Entretanto, dependendo do tipo, pode possuir mais de uma causa, como:
Trata-se de uma doença de pele inflamatória e crônica. No geral, apresentam um aspecto na pelo com o centro branco com bordas vermelhas e secas, que descamam e que causam coceira. São mais frequentes antes dos 30 anos e depois dos 50 anos, não são contagiosas e estão relacionadas com fatores genéticos.
O melanoma trata-se de um câncer de pele, que se manifesta como uma pinta escurecida ou com múltiplas cores, assimetria e bordas irregulares, podendo crescer e apresentar alguns sangramentos.
O tratamento é cirúrgico e precisa ser diagnosticado precocemente.
A acne é uma inflamação na pele que pode deixar muitos vestígios. Dependendo do grau da lesão, além de cicatrizes, as espinhas podem ocasionar o surgimento de manchas. Isso acontece quando o paciente não usa corretamente o protetor solar e manipula as espinhas, o que acaba deixando as feridas mais propensas ao escurecimento.
O vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. Contudo, as lesões formam-se devido à diminuição ou à ausência de melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
No entanto, as causas da doença ainda não estão claramente estabelecidas, mas fenômenos autoimunes parecem estar associados ao vitiligo. Além disso, alterações ou traumas emocionais podem estar entre os fatores que desencadeiam ou agravam a doença.
A micose de pele é um tipo de doença causada pela presença de fungos na pele, que gera coceira, vermelhidão e descamação e pode atingir qualquer região do corpo, sendo mais frequente no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549