A dermatoscopia é um exame que, de forma não-invasiva, pode avaliar pintas e prevenir alguns tipos de câncer de pele, diferenciando as pintas benignas das lesões de risco.
A dermatoscopia é um método que permite avaliar tanto lesões pigmentadas da pele, as chamadas pintas, como lesões não pigmentadas.
Alguns tipos de nevos, as chamadas pintas, têm maior chance de evoluir para o Melanoma, um câncer da pele grave, altamente maligno, com possibilidade de metástase e evolução fatal se não for diagnosticado e removido precocemente.
Esses nevos com propensão a se transformar em Melanoma têm algumas características que podem ser detectadas precocemente pela dermatoscopia digital. Para chegar ao diagnóstico dessas lesões, é usado o dermatoscópio, aparelho que permite ampliar a imagem da pele, proporcionando uma visão em profundidade, facilitando a análise e documentação das manchas e ou pintas, especialmente quando existe a necessidade de acompanhar a evolução do quadro clínico.
Há dois tipos de exame. A dermatoscopia das lesões pigmentadas que é feita no consultório, normalmente durante a consulta ou como procedimento individualizado. Temos ainda o mapeamento corporal, realizado por especialista nesse exame, na qual são utilizados aparelhos mais sofisticados e serve para fotografar todo o indivíduo e detectar precocemente modificações ou aparecimento – de pintas malignas.
Quando a pele apresenta manchas e pintas com aparência dúbia, a dermatoscopia aumenta a acurácia diagnóstica ao redor de 15% – de 85% para 97% – e assim, ajuda o cirurgião dermatológico a priorizar as pintas que devem ser removidas.
O Fotofinder fotografa os nevos e envia a imagem para o computador. Através de uma base de dados, o computador analisa microscopicamente o risco de um nevo evoluir para o Melanoma. O computador leva em consideração as características ABCD – simetria da lesão, suas bordas ou contornos, a variação de cores e o diâmetro. O nevo atípico, que tem maior chance de se tornar maligno, e o próprio melanoma apresentam uma aparência assimétrica (A), suas bordas ou contornos são irregulares (B), apresenta variação de cores (C) e diâmetro maior que 6 mm (D).
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549