Skinbooster ou hidratação injetável é uma técnica que promove o rejuvenescimento da pele e significa impulsionar, melhorar a pele de dentro para fora.
Os Boosters significam intensificadores ou impulsionadores. Contudo, o conceito dos Skinboosters foi desenvolvido pela empresa que fabrica a linha Restylane. Sobretudo, o objetivo é repor na pele o colágeno e o ácido hialurônico, além de outras substâncias e fibras responsáveis pela firmeza, tônus, elasticidade e hidratação da pele que diminuem com o passar dos anos. As perdas destas substâncias são responsáveis pelo surgimento de rugas finas e pela perda do viço na pele.
No geral, quando jovem, nossa pele tem característica uniforme, firme e elástica. Entretanto, uma das substâncias que contribuem para essas características é o ácido hialurônico, componente natural do organismo, que preenche os espaços entre as células.
Do mesmo modo, o Skinbooster consiste na aplicação de ácido hialurônico em micropartículas para hidratação profunda, age recompondo o colágeno, restaurando o equilíbrio hídrico, melhorando a elasticidade e estrutura dérmica da pele, trazendo novamente um aspecto mais jovem e natural.
Esta técnica promove intensa e rápida hidratação à pele, sendo capaz de suavizar linhas e rugas finas de expressão e pode ser utilizada em:
O Skinbooster é aplicado através de injeções na derme, camada intermediária da pele, e não na camada mais superficial, na qual são aplicados os cremes. A substância puxa e mantém as moléculas de água ao seu redor e consegue formar um reservatório hídrico de longa duração, promovendo o aumento da espessura, da maciez e do viço da pele.
O procedimento com Skinbooster é realizado com anestesia tópica e atua na reestruturação da derme, onde se localizam as fibras elásticas e colágenas da pele melhorando a qualidade da pele através de sua ação de hidratação profunda, levando a maior suavidade, elasticidade e firmeza da pele, proporcionando, portanto, uma melhora da sua aparência.
As aplicações de Skinboosters podem ser feitas em diferentes áreas como, por exemplo, colo, dorso das mãos, pescoço, braço, além do rosto, incluindo lábios.
O paciente sente a pele mais hidratada e com mais viço após o tratamento, com melhora da flacidez, das rugas de expressão e melhora da profundidade das cicatrizes, além de um resultado natural.
Geralmente, o procedimento consiste em 1 a 3 aplicações realizadas em intervalo de 30 dias. Contudo, a quantidade de sessões depende do tipo de pele e do local a ser tratado. Ao final do período é possível notar melhora da vitalidade e viço, redução das rugas e melhora aspecto do tecido. Normalmente, a durabilidade do tratamento varia de 6 a 12 meses dependendo do paciente e pode ser associado a outros métodos de rejuvenescimento.
Após o procedimento, o paciente pode retornar as suas atividades normais e não há necessidade de repouso. Esse é um procedimento que quase nunca apresenta dor após seu término.
É sempre importante a avaliação do dermatologista antes da realização do tratamento.
A princípio, a principal diferença entre um tratamento e outro é o objetivo de cada procedimento. O preenchimento facial é o procedimento mais comum a ser realizado. Entretanto, este tratamento é destinado a repor volumes que se perdem e reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida, como as cicatrizes. Tem como principal objetivo, restituir o volume da face e melhorar os contornos e as formas. Geralmente, é feito no sulco nasolabial “bigode chinês”, nos lábios, no contorno da mandíbula, na maçã do rosto e abaixo dos olhos, nas olheiras.
Sobretudo, o skinbooster é uma técnica minimamente invasiva usada para proporcionar mais elasticidade à pele e promover a hidratação e o rejuvenescimento facial a partir da aplicação de ácido hialurônico de maior diluição. Uma vez aplicada sob a pele, à substância estimula a absorção de água, a regeneração cutânea e a formação de colágeno.
Do mesmo modo, uma das diferenças entre Preenchimento Facial e Skinbooster é a concentração do ácido hialurônico. No Skinbooster, a concentração é menor, pois a ideia é tratar a pele de maneira mais ampla e global, com menor volume da substância. No preenchimento facial, ocorre o oposto. Utiliza-se uma maior concentração do ácido e um volume maior, pois o objetivo é tratar a pele de forma mais pontual, restaurando o volume de áreas específicas.
O skinbooster é composto por diferentes tipos de ácido hialurônico e foi criada especialmente para exercer uma nova função, que é hidratar e revitalizar a pele de forma profunda, e não aumentar o volume. Essa também é outra diferença entre preenchimento facial e skinbooster.
Enfim, o principal objetivo da técnica do skinbooster não é atuar nas rugas e linhas de expressão, mas sim deixar a pele mais macia e mais jovem através da hidratação. Entretanto, é importante explicar que, como o ácido hialurônico tem a capacidade de absorver muita água, a suavização de linhas finas acaba sendo uma consequência do tratamento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549