A pele oleosa tem como principal característica a produção aumentada de sebo, por meio das glândulas sebáceas. Visualmente, isso significa aquele brilho extra em toda face, que, geralmente, causa desconforto. Além disso, em muitos casos ainda pode apresentar acne. Entretanto, é importante você saber o que pode melhorar a pele oleosa com acne.
É possível dizer que, no geral existe sim uma relação entre a pele oleosa com acne, já que uma pessoa que apresenta o rosto com maior oleosidade tem mais tendência à desenvolver o quadro.
A doença é caracterizada por uma inflamação com aumento da produção de sebo e presença de bactéria associada, gerando cravos e espinhas. Apesar de existir uma série de motivos (fisiopatologia da acne) que influenciam no seu desenvolvimento, a grande maioria das pessoas com a doença, possui pele oleosa.
Por outro lado, nem todo paciente que tem mais oleosidade evolui para um quadro de acne. Isso acontece por conta dessa fisiopatologia, que não envolve apenas o excesso de sebo como fator desencadeante.
Mas, vamos seguir com algumas dicas importantes para pele oleosa com acne.
A hidratação tem papel importante para a pele oleosa também, pois melhora sua textura e aumenta a tolerância a outros tratamentos, como os à base de ácidos, por exemplo.
Mas, vale considerar a avaliação de um dermatologista. Pois, ele indicará hidratantes específicos para este tipo de pele.
No geral, procure evitar não lavar a face com água quente, pois isso estimula a produção de mais oleosidade.
Só use filtros solares ou cosméticos com o rótulo oil free (sem óleo), ou aquele recomendado por seu médico.
A associação entre alimentação e acne se deve pela capacidade de alguns alimentos estimularem indiretamente a produção de sebo, através do estímulo à secreção de insulina, que associado à presença de outros fatores, pode favorecer a produção de hormônios andrógenos, que aumentam a produção de sebo na pele.
Portanto, dietas de baixo índice glicêmico, que não causam impacto na secreção de insulina, podem ajudar no controle da acne.
A dica neste caso é consumir bastante frutas, verduras e legumes, além de beber muita água. Evitar também o consumo de bebidas alcoólicas.
Espremer cravos e espinhas não é uma boa opção. Além de correr o risco de deixar cicatrizes permanentes da pele, você pode piorar o quadro da acne e causar uma inflamação mais séria. Por isso, a melhor opção é usar produtos secativos, que ajudam a diminuir a inflamação e a dor, além de acelerar o processo de cicatrização.
Remova a maguiagem todas as vezes que usá-la, pois assim, você evita que os produtos se acumulem nos poros, o que pode levar à formação da acne. Lembre-se de lavar o rosto com um sabonete próprio para sua pele. Vale consultar um dermatologista para saber qual é o produto indicado e quantas vezes deve utilizá-lo durante o dia.
O estresse e a angústia refletem diretamente na pele, e podem ser uma das causas do aparecimento de espinhas. Isto porque a tensão faz com que os músculos por baixo da pele se contraiam, fechando os poros. Como as glândulas sebáceas continuam gerando oleosidade, a gordura se acumula e obstrui os poros. Por isso, procure manter o controle emocional.
O dermatologista é o médico que cuida da pele, cabelo e unhas, e ele tem um papel fundamental na saúde das pessoas.
Sobretudo, ele é o profissional capacitado para avaliar a pele oleosa com acne e indicar o melhor tratamento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549