A cultura popular está cheia de recomendações para prevenir ou reverter a calvície, como por exemplo, cortar o cabelo de acordo com as fases da lua, usar máscara de ovos, entre outros. Mas, uma coisa é fato, a alopecia acomete vários homens e mulheres, deixando-os constrangidos com a situação.
Neste texto abordaremos algumas crendices sobre queda de cabelo e iremos relatar o que é mito e o que é verdade.
Mito. Até hoje, ninguém conseguiu provar que haja alguma relação científica entre as fases da lua e as nossas madeixas. Portanto, vale ressaltar que, não existe força física que relacione a lua com o crescimento do cabelo.
Contudo, você pode contar seu cabelo na época que quiser. A tese de que os cabelos crescem mais quando aparados na Lua Nova não passa de superstição.
Mito. É habitual ver homens rasparem a cabeça quando começam a perder o cabelo. Mas, aqueles que utilizam dessa prática pensando em estimular o crescimento dos fios estão equivocados. Isto porque a raspagem não afeta o desenvolvimento do folículo, local onde fica a raiz do fio de cabelo.
Quando a pessoa raspa a cabeça, pode a irritar o couro cabeludo e levar ao nascimento de fios mais finos, o que deixará a calvície mais aparente. Além de danificar seriamente a raiz e, em alguns casos, levar à perda de cabelo permanente.
Verdade. Alguns dizem que as substâncias químicas presentes no xampu podem danificar o couro cabeludo quando lavado com muita frequência. Os especialistas afirmam que esse é outro mito.
No geral, o cabelo deveria ser lavado todos os dias ou pelo menos a cada dois dias, embora isto dependa do tipo de cabelo da pessoa.
Sobretudo, se você tem a pele mais seca não é preciso lavar o cabelo tão frequentemente. Mas se o seu cabelo é oleoso, o ideal seria aumentar a frequência para retirar a oleosidade que bloqueia o folículo.
Mito. De forma geral, especialistas dizem que isto não é verdade, mas alguns cuidados são necessários. Desde que não provoque queimaduras ou que não se puxe muito o cabelo na hora de secá-lo, não há nenhum risco.
Mas, recomenda-se que o secador seja usado o mínimo possível. Sendo assim, a melhor opção é usar o ar frio para evitar que o cabelo esquente e irrite a raiz.
Verdade. A deficiência de vitaminas pode ser muito prejudicial para nosso cabelo, como para todo o corpo.
Sobretudo, este é um fator de risco especialmente para homens com predisposição genética à calvície. Portanto, uma dieta pobre pode piorar e acelerar sua condição.
Além disso, especialistas destacam que a proteína ajuda o cabelo crescer. Contudo, os vegetarianos devem assegurar que tenham uma dieta com as proteínas necessárias para reduzir as chances de sofrer de calvície.
No geral, por estar diretamente ligada à genética, a alopecia não pode ser prevenida, mas alguns fatores como a menopausa, a suplementação de hormônios masculinos, má alimentação, traumas e estresse podem acelerar e piorar o problema.
Quanto ao tratamento, este pode variar de acordo com a gravidade da queda capilar e sua causa. Portanto, é muito importante procurar por um dermatologista para avaliar as causas e tratamentos para calvície, de acordo com o caso do paciente.
Seguem abaixo alguns tratamentos disponíveis para tratar a calvície:
O uso do laser capilar para tratamento da calvície e queda de cabelos é uma dessas possibilidades. O laser para cabelos funciona aumentando e acelerando o crescimento, espessamento e fortalecimento dos fios existentes.
O laser para terapia capilar é uma ótima opção para trazer muitos benefícios aos cabelos, com extrema rapidez e resultado fantásticos. Ele auxilia na hidratação dos fios, no crescimento, e também traz benefícios para casos de queda de cabelo, além de muitas outras vantagens.
Microagulhamento Capilar é uma nova técnica para tratamento de queda de cabelo, inclusive a calvície. No procedimento utiliza-se uma caneta elétrica, na qual é encaixada uma ponteira estéril.
A sua função é melhorar a circulação sanguínea e criar um estímulo inflamatório no local, como também facilitar a penetração de ingredientes ativos na derme e no subcutâneo com o propósito de chegar ao folículo piloso.
O procedimento é indicado para pessoas diagnosticadas com alopecia androgenética, caracterizada pela perda dos fios do couro cabeludo, o que pode levar à calvície. Também é ideal para quem possui efluvio telógeno, uma condição reversível em que a queda acontece após uma experiência estressante.
Uma das grandes vantagens do tratamento de Drug Delivery é o alcance de penetração das substâncias em camadas mais profundas da pele, atingindo resultados mais efetivos já que o crescimento dos fios é estimulado desde a derme.
Outra utilidade desse tratamento é o estímulo de colágeno na área tratada, pois o contato das microagulhas ou lasers com o couro cabeludo automaticamente faz a pele produzir novas fibras de colágeno, o que é benéfico para o tratamento.
No Drug Delivery são utilizados microagulhas ou lasers fracionados para oferecer de forma concentrada, substâncias ativas ao couro cabeludo para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar.
Outro benefício do tratamento é o controle mais preciso na dosagem dos medicamentos aplicados com o drug delivery (que pode ter fórmulas customizadas de acordo com a necessidade de cada um).
Se você faz parte do time que se desespera ao ver os fios escorrendo literalmente pelo ralo, a ozonioterapia capilar pode te ajudar a manter as madeixas bonitas e saudáveis.
Para quem ainda não conhece o tratamento, o banho de ozônio atua na superfície do couro cabeludo ativando a circulação vascular ao mesmo tempo em que exerce a compressão dos vasos, aumentando a velocidade da circulação periférica. Ou seja, melhora a qualidade do fio e o aspecto do cabelo ficam mais bonitos e saudáveis, além de diminuir a queda.
Em conclusão, existem várias possibilidades de tratamento para amenizar a alopecia. Portanto, procure por um dermatologista de confiança para que ele possa identificar as causas e tratamentos para calvície.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549