Você sabia que é possível combater os sinais da calvície com alguns tratamentos?
Isso mesmo! A calvície é uma situação que incomoda e trás desconforto quando os cabelos começam a cair demais.
No geral, a perda de 50 a 100 fios de cabelo por dia é considerado pelos especialistas algo absolutamente normal. Isso se deve ao processo natural de crescimento e desenvolvimento do cabelo.
Entretanto, a perda passa a ser algo preocupante quando de fato percebemos que o cabelo está ficando ralo, o couro cabeludo com maior espaço entre os fios, e os fios estão por toda parte, como no travesseiro e durante o banho.
O problema é mais frequente entre os homens, porém, a calvície também é uma realidade para as mulheres.
Não existe apenas uma causa para a calvície, ela pode ser consequência de um ou mais fatores. Vamos conhecê-los:
Geralmente, os primeiros sinais da calvície nos homens (alopecia androgenética) podem aparecer entre 17 e 23 anos. Dezessete anos é uma idade realmente perigosa. Pois, os cabelos não caem de uma vez, mas a queda é contínua, persistente e irreversível.
No início, as falhas aparecem perto da testa. São as famosas entradas. Depois, é a vez da “coroinha de padre”, um círculo sem cabelos no topo da cabeça.
Na maior parte dos casos, os cabelos continuam caindo e a calvície toma conta de toda a área superior da cabeça, sobrando apenas fios que se concentram numa faixa nas laterais e atrás da cabeça.
Sobretudo, quando os sinais começam a aparecer mais tarde, por volta dos 25 anos, a queda é mais lenta e costuma responder melhor ao tratamento. No entanto, o mais provável é que, depois dos 50 anos, todos os homens de uma família geneticamente predisposta apresentem, em grau menor ou maior, sinais da perda anormal de cabelos.
Contudo, até a menopausa, as mulheres contam com a proteção dos hormônios femininos. Depois, quando os níveis de estrogênio desabam, a proteção desaparece e aquelas com predisposição genética podem manifestar uma queda anormal de cabelos.
Diferente do que acontece com os homens, nas mulheres os cabelos da frente permanecem, mas os fios ficam finos e rarefeitos. Especialmente no topo da cabeça, a ponto de, nos casos mais avançados, o couro cabeludo tornar-se visível.
Entretanto, os casos de alopecia androgenética feminina vêm aumentando à medida que as condições da vida moderna expõem as mulheres à maior carga de estresse, tensão e ansiedade.
Geralmente, são considerados outros fatores de risco o excesso de produtos químicos utilizados nas tinturas, alisamentos e permanentes, por exemplo. Também puxar muito os cabelos para prendê-los em rabos de cavalo ou tranças e a carência de nutrientes e vitaminas provocadas pelas dietas restritivas para emagrecer, são motivos da queda dos fios.
Sabia que é possível contar com um tratamento inovador e com muita tecnologia para amenizar a calvície?
O procedimento é feito com ErbiumSmooth, comprimento de onda presente na ponteira exclusiva do Fotona e consiste na aplicação direta do laser nas regiões afetadas. Assim, há uma melhora na circulação sanguínea, levando mais oxigênio e nutrientes para a raiz dos fios. Enquanto a luz do Fotona melhora a circulação do nosso sangue, são eliminadas as toxinas que provocam a queda de cabelo. E como resultado tem-se a diminuição da queda e o crescimento de fios mais fortes e nutridos.
Mas, vale ressaltar que este tratamento e a quantidade de sessões irão variar de acordo com cada caso. Além disso, é muito importante a avaliação de um dermatologista de confiança. Pois, ele poderá indicar a forma mais adequada para tratar o seu problema.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549