As doenças mais comuns da pele causam incômodo aos pacientes e requer cuidados especiais visando um tratamento de sucesso e com resultados positivos.
No geral, o melasma, a dermatite seborreica, rosácea, alopecia areata e rosácea são as principais doenças de pele.
Neste texto iremos informar mais sobre cada uma delas, além do tratamento.
O melasma é uma doença caracterizada por manchas escuras na pele, que aparecem no rosto, braços e colo. Geralmente, esta doença aparece principalmente em mulheres entre os 20 e 50 anos, mas pode ocorrer nos homens também. Contudo, as manchas são benignas e não trazem riscos para a saúde. Mas, existe o incômodo estético.
Causas:
Comumente não existe um único motivo que leva ao problema. Dentre os fatores que contribuem para o seu surgimento, além da exposição solar sem proteção, estão o uso de anticoncepcional e alguns medicamentos. Assim como fatores hormonais, predisposição genética e também alterações no organismo durante a gestação.
Tratamento:
Sobretudo, a principal forma de tratar a doença é se proteger do excesso de raios solares com uso protetor solar (mínimo fator 30). Lembrando que, o tratamento deve ser constante e contínuo. Pois, o melasma não tem cura, mas a doença pode ser controlada.
No geral, após uma consulta com dermatologista, ele pode indicar cremes clareadores à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico, ácido azelaico, entre outras substâncias são indicados. Existe também, a possibilidade de tratar o melasma com Laser Fotona.
No geral, esta inflamação crônica afeta as áreas com grande número de glândulas sebáceas. A dermatite seborreica pode causar:
Causas:
A doença seborreica é uma condição crônica que piora devido aos seguintes fatores:
Tratamento:
Entretanto, não existe cura para a dermatite. Mas com certos cuidados é possível controlar os sintomas. Nos casos leves, o shampoo anticaspa é prescrito. Loções e cremes com corticóides também agem contra as lesões. Contudo, antes é preciso ir ao dermatologista para saber qual é o tratamento mais indicado de acordo com o caso do paciente.
Apesar dos primeiros sintomas da rosácea serem facilmente confundidos com queimaduras solares, a vermelhidão, neste caso, se torna duradoura e vem acompanhada de:
Causas:
No geral, diversos fatores desencadeiam ou agravam a rosácea, como por exemplo:
Tratamento:
Sobretudo, o primeiro passo para tratar a rosácea é evitar os fatores que dilatam os vasinhos do rosto e provocam vermelhidão. Há casos em que a prevenção e o uso de protetor solar são suficientes.
Mas, após consulta com dermatologista, ele poderá indicar os medicamentos adequados de acordo com seu caso para diminuir a inflamação, podendo haver associação com o tratamento a laser.
A desidrose é uma inflamação na pele que provoca acúmulo de líquido gerando pequenas bolhas, que, ao serem estouradas, deixam a pele escamosa e mais espessa que o habitual. No geral, as áreas mais afetadas são as palmas das mãos e as solas dos pés.
Causas:
Sobretudo, a tendência hereditária é o principal fator para o desenvolvimento desta inflamação. A mudança brusca de temperatura e o contato com metais, como cromo, cobalto e níquel também desencadeiam as crises.
Tratamento:
Controlar o estresse é essencial. Geralmente as crises têm resolução espontânea em uma a três semanas. Comumente, medicação tópica ameniza os sintomas, mas é muito importante seguir todas as orientações do dermatologista.
A doença é caracterizada pela queda de cabelo ou de pelos em áreas arredondadas ou ovais do couro cabeludo ou de outras partes do corpo.
Causas:
Apesar de sua causa não ser totalmente conhecida, o que se sabe é que o sistema imunológico ataca os folículos capilares, causando a perda dos fios de forma abrupta. Sobretudo, o estresse também é um fator que contribui para o seu surgimento.
Tratamento:
No geral, a alopecia pode ser tratada com injeções de cortisona, minoxidil tópico, entre outros medicamentos, dependendo da extensão da doença e da estabilidade. Existem outros tratamentos também eficientes como por exemplo, o Microagulhamento Capilar e o Laser Fotona.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549