Foliculite é a inflamação de um ou mais folículos pilosos que pode ocorrer em qualquer lugar da pele aonde se encontrem os folículos. Mas, existem tratamentos para foliculite com bons resultados.
Geralmente, a foliculite é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados. Contudo, a infecção se apresenta no formato de pequenas espinhas, de pontas brancas, em torno de um ou mais folículos pilosos.
A maioria dos casos de foliculite é superficial, mas pode coçar e doer. Normalmente, a inflamação do pelo se cura sozinha, mas casos mais graves e recorrentes merecem atenção e tratamento com um dermatologista, pois podem levar a perda permanente do pelo e cicatrizes.
Comumente, a foliculite é mais frequente nas nádegas, pernas, virilhas, pernas, braços e barba. No geral, especialmente em pessoas que utilizam roupa apertada, raspam os pelos ou usam maquiagem.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), existem alguns fatores que acabam deixando o paciente mais suscetível à foliculite. São eles:
O tratamento da foliculite pode variar de acordo com a causa, tipo e gravidade das lesões. No geral, os casos mais leves costumam responder bem a alguns cuidados simples e os quadros que possuem maiores agravantes, vão precisar de medidas mais elaboradas. Portanto, é muito importante procurar por um dermatologista para saber qual o tratamento mais adequado.
Comumente, o médico dermatologista poderá indicar alguns dos cuidados abaixo para ajudar na melhora do problema:
Alguns tratamentos clínicos realizados por dermatologistas:
Seguem abaixo algumas dicas para prevenir a foliculite:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549