O frio está aí! Mas, como evitar o ressecamento da pele no inverno?
Pois é… Basta chegar o friozinho para nossa pele sofrer com o vento e a queda de temperatura. Contudo, são diversos probleminhas que chegam pra preocupar nossa vida, como por exemplo, pele escamada, coceiras, lábios e pés rachados.
Você pode até gostar bastante desse clima para ficar em casa, embaixo das cobertas, mas a verdade é que junto com o inverno, chegam as temperaturas mais baixas, ventos frios e clima seco, ou seja, fatores que favorecem a perda da umidade natural do corpo. Sobretudo, nessa época do ano, não consumimos tanta água e tomamos banhos mais quentes e essas são exemplos de atitudes que levam a um incômodo enorme para o corpo, ou seja, o ressecamento da pele.
Os banhos quentes ressecam a pele porque eles retiram a gordura natural dela. Contudo, vale destacar que, a gordura é um dos fatores que ajudam na proteção da pele e manutenção da hidratação.
Mas, não é preciso tomar um banho gelado no inverno, pois ninguém merece! Não mesmo!
Portanto, o ideal é colocar a água na temperatura morna. Uma dica seria colocar um aquecedor no banheiro 30 minutos antes do banho. Mas, para quem não abre mão de uma água quente, a alternativa é tomar um banho muito rápido.
Não tem problema usar sabonete, mas pouquíssimo, e você ainda deve compensar com muito hidratante. Contudo, nunca passe sabonete nas partes mais secas como antebraços e pernas. E já use um ‘creme de banho’, que tem como função repor a oleosidade e a hidratação perdidas durante o processo de limpeza, fazendo já uma pré-hidratação.
A pele hidratada ajuda a prevenir o surgimento de coceira, descamação e dermatites. Mesmo pacientes com maior produção de sebo devem manter os cuidados. Às vezes, é necessário fazer ajustes no tratamento dermatológico de acordo com a estação, porém, sempre atendendo às necessidades daquele corpo, a fim de não agravar outros problemas.
Outras dicas sobre hidratação:
Apesar do tempo frio influenciar a saúde e beleza da pele, existem alguns truques capazes de minimizar o ressecamento intenso que surge em todo corpo. Vamos lá!
– Não use buchas, esponjas e esfoliantes em excesso;
– Use sabonete apenas em áreas de dobras, como axila e atrás dos joelhos e cotovelos;
– Aumente a ingestão de líquidos, principalmente água;
– Lembre-se de investir em um bom hidratante, recomendado pelo seu dermatologista.
No inverno, fique atenta ao usar alguns produtos, principalmente os esfoliantes. Esses dermocosméticos não devem ser utilizados em excesso, pois podem remover a camada de proteção natural devido à sua ação abrasiva, deixando a pele opaca, seca e mais propensa a manchas.
Além disso, lembre-se sempre de usar o filtro solar, pois o sol, ainda que mais fraco, continua emitindo as radiações ultravioleta, que são responsáveis por danos causados à pele, como o envelhecimento precoce.
Por conta da menor exposição solar, o período é ideal para a realização de procedimentos clínicos. Além dos peelings, lasers, preenchimento e aplicação da toxina botulínica, a estação é mais indicada para tratamentos com ácidos.
Procure seu dermatologista de confiança e faça uma avaliação. Dê preferência para os profissionais que são membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549