Você possui rugas entre as sobrancelhas? Sabe como lidar com elas?
As “rugas do bravo” ou rugas glabelares são uma queixa estética frequente tanto entre homens quanto entre mulheres. Aqueles que possuem os músculos da mímica facial muito fortes nessa região formam esta ruga, o que pode comprometer a harmonia facial. Com o passar dos anos, não só a força muscular contribui para a formação dessas rugas, mas também a perda da capacidade de síntese de colágeno na pele.
O hábito corriqueiro de fazer expressões faciais, como por exemplo, franzir a testa por espanto ou estresse, pode acabar acelerando o aparecimento de linhas de expressão entre as sobrancelhas, área conhecida como glabela. Com isso, a pessoa aparenta estar sempre estressada e preocupada.
As marquinhas na glabela são caracterizadas pelas linhas verticais que aparecem no meio das sobrancelhas. Elas podem ser chamadas de linhas de expressão.
São exemplos de outros tipos de rugas de expressão para além das linhas glabelares:
Sobretudo, em pacientes ainda jovens, essas rugas se formam apenas durante a contração muscular, ou seja, quando se franze a testa. Nestes casos, é possível excelentes resultados apenas com o relaxamento muscular com toxina botulínica. Essas rugas que se formam apenas durante a mímica facial são conhecidas como rugas dinâmicas.
Em alguns pacientes, essas “rugas do bravo” aparecem mesmo com a musculatura facial em repouso. Estas são de chamadas de rugas estáticas ou fixas. Geralmente, esse tipo de ruga está presente em pessoas com musculatura facial mais forte, e que demoraram a começar um tratamento de modulação dessa força muscular com toxina. Nesses casos, é necessário associar outros tratamentos para suavizar ou eliminar a ruga fixa glabelar. Alguns exemplos de tratamentos são: o CO2, lasers, a microdermoabrasão associado a peelings e preenchedores.
Já o tratamento dessas rugas entre as sobrancelhas com ácido hialurônico pode ser realizado, entretanto com bastante cautela e consentimento do paciente. A glabela é uma região de junção de vasos importantes da face, e a aplicação de produtos de forma acidental dentro de um pequeno vaso pode acontecer. Isto pode culminar com complicações que vão desde feridas no rosto com necrose até cegueira.
Mas, é preciso avaliar cada caso presencialmente, e somente após isso o dermatologista indicará o melhor tratamento.
Um dos resultados que o Ultraformer III oferece é o rejuvenescimento facial. Estimulando a produção de colágeno e elastina, a tecnologia consegue tratar as rugas, minimizando a sua aparência.
O aparelho envia pulsos curtos de energia térmica, criando uma zona de coagulação em uma profundidade específica, que varia de acordo com a área e o objetivo do tratamento.
Essa coagulação é responsável por ativar o processo de cicatrização e reparação tecidual, induzindo a formação de um novo colágeno.
Outro pilar de atuação do Ultraformer III é a de ancoragem muscular. Ele faz as células dos músculos se adaptarem a todas as distorções mecânicas que sofrem no processo de contração. Isso é muito nítido nos tratamentos faciais. Ele faz as expressões ficarem mais naturais, os tecidos voltarem a sua posição original e, consequentemente, resulta em uma aparência rejuvenescida.
As rugas não podem ser evitadas, mas é possível adiar seu aparecimento e prevenir o envelhecimento precoce da pele com alguns hábitos:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549