É muito comum sentir flacidez na pele após emagrecimento. Quando uma pessoa perde muito peso devido a uma reeducação alimentar, cirurgia bariátrica ou após gestação é normal a pele ficar flácida, fina e com aspecto envelhecida.
Vale esclarecer que, isso acontece porque, ao engordar, a pele sofre uma distensão causada pelo aumento do volume de tecido adiposo sob a pele. Quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras elásticas e colágenas que dão suporte à pele perdem sua capacidade de retração e ela se torna flácida.
Neste post iremos falar sobre flacidez e os tipos de tratamentos para amenizá-las sem a necessidade de cirurgia.
Todo o corpo sofre com a flacidez, mas algumas áreas são mais suscetíveis, como por exemplo:
A flacidez pode ser tissular, quando o tecido cutâneo é afetado, ou muscular, quando o alvo é a musculatura subcutânea. Geralmente ambas aparecem associadas.
A pele é um órgão vivo incrivelmente elástico, pois à medida que nos movemos ela “estica” e no caso da perda de peso ela “encolhe”. Assim como todos os órgãos do nosso corpo, a pele é composta de células e cada camada possui diferentes tipos de células.
As camadas da pele são chamadas derme e subderme, e são compostas por fibras, vasos sanguíneos e tecidos conjuntivos elásticos. Todos esses componentes tendem a esticar ou contrair, tudo dependendo da maneira como são tratados.
Quando a pessoa elimina o excesso de gordura, estes componentes e colágenos que sustentam a pele perdem a capacidade de contração, tornando a pele mais flácida.
Além disso, eles não têm muito tempo para sua elasticidade se adaptar à nova forma.
Entretanto, com alguns tratamentos é possível amenizar a flacidez que surge depois de perder peso.
Vamos conhecer alguns deles:
Tecnologia em que cada disparo das ondas ultrassônicas origina pontos de retração da pele, estimulando a formação de colágeno e elastina e redução da flacidez.
Promove um efeito lifting para flacidez de face e pescoço, melhorando a aparência de linhas e rugas. No geral, uma única sessão do Ultraformer já é o bastante para se obter ótimos resultados em relação às linhas do rosto. Mas, depende do grau de flacidez do paciente.
Outra parte do corpo muito procurada é a região do pescoço. O tratamento melhora muito a flacidez e a gordura da área.
Pode reduzir a flacidez em até 20% da gordura localizada no abdômen, na região interna das coxas, nos braços e nos joelhos e em entras outras partes. No geral, com 3 sessões já são suficientes para se obter o resultado desejado, sendo uma sessão por mês, caso haja indicação.
Mas, apenas um dermatologista especializado na utilização desse aparelho poderá indicar a quantidade de sessões adequadas para cada paciente.
O laser fotona é uma forma diferente de tratar a pele. O aparelho promove um tratamento em 4D porque combina dois tipos de lasers, o ND Yag e o Erbium Yag.
Juntas, essas tecnologias atuam na flacidez profunda. Além de melhorar o relevo, a textura e o contorno facial. O aparelho também promove uma renovação celular e com isso consegue uma melhora da função tecidual a longo prazo. E neste texto iremos abordar como funciona o laser fotona.
O laser fotona age como um mini lifting porque o ele é aplicado desde o colo, passando pelo pescoço e face até a fronte na região anterior do couro cabeludo. Como essas regiões têm mais colágeno, ocorre um estímulo importante que eleva a face como um todo.
Definitivamente, os bioestimuladores são uma grande opção para repor colágeno e estão em alta nos consultórios.
Em síntese, são substâncias injetáveis e que estimulam as células (fibroblastos) do nosso corpo na produção de colágeno. Dessa forma, a grande vantagem é que são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.
Vale ressaltar que, o ultrassom microfocado pode potencializar a ação dos bioestimuladores, gerando um efeito lifting no rosto.
O preenchimento facial é uma excelente opção para reestruturação da face, principalmente em pacientes que perderam peso e sofrem com depressões e a diminuição dos coxins gordurosos. Realizado com o ácido hialurônico, substância naturalmente presente no corpo humano, que não oferece perigo de reações adversas, o tratamento visa preencher o espaço entre as células, atenuando os sulcos e vincos faciais, além de melhorar o contorno do rosto e realçar pontos específicos, como as maçãs da face. O procedimento feito em consultório, com anestesia local ou tópica, por meio de agulhas finas ou micro cânulas.
Os tratamentos não invasivos citados têm maior efeito na flacidez de grau leve e moderado. Quando ela é intensa, especialmente em pacientes obesos que perdem grande quantidade de peso, é indicado o tratamento cirúrgico. Antes de optar pela cirurgia, é imprescindível buscar orientação médica e discutir todas as possibilidades.
Gostou de saber um pouco mais flacidez na pele após emagrecimento? Agende uma consulta e faça uma consulta presencial.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549