Atualmente tem crescido o número de pessoas que recorrem à cirurgia bariátrica com o objetivo de combater o peso excessivo (obesidade grave) e ter uma qualidade de vida melhor. Contudo, os benefícios para quem faz esta cirurgia são enormes. Mas é importante saber sobre os cuidados e acompanhamentos necessários antes e após este procedimento para que o paciente tenha resultados satisfatórios. E você sabia o acompanhamento dermatológico é necessários após a cirurgia bariátrica?
Isso mesmo! A queda de cabelo é comum em pacientes que passam pela cirurgia bariátrica. Além de flacidez da pele e unhas quebradiças. Mas, é importante entender que a queda dos fios é temporária e não está relacionada com a calvície, que é um quadro genético. Portanto, este fato está ligado ao que é chamado de Eflúvio Telógeno, que tem como definição uma queda de cabelo temporário. Já a flacidez pode ser combatida com alguns tratamentos estéticos. No geral, em alguns casos, a alimentação e reposição de alguns nutrientes farão a diferença para os cabelos, unhas e pele.
Uma das grandes preocupações que muitas pessoas têm em especial as mulheres, sobre a cirurgia bariátrica é com a perda de cabelo. Sobretudo, os pacientes operados da cirurgia bariátrica, geralmente podem apresentar queda de cabelos por diversas causas, como por exemplo:
Normalmente, a causa nutricional é que está mais associada à cirurgia bariátrica.
Um dos tipos de cirurgia bariátrica tem como característica desviar parte do intestino no procedimento cirúrgico. Desse modo a absorção de cálcio, ácido fólico, vitamina B12 e ferro, pode ser afetada. Vale ressaltar que, isso também irá depender da condição clínica de cada paciente.
Comumente, a intensa redução alimentar provoca também a falta de absorção de determinadas vitaminas e alguns minerais e como consequência acontece a aqueda de cabelo. Este sintoma está relacionado à carência de nutrientes, que é passageira e deve ser acompanhada pelo médico que assiste o paciente.
O acompanhamento dermatológico antes da cirurgia e durante a fase de recuperação, junto com o apoio psicológico, nutricional e preparação física é fundamental para que todas as terapias deem suporte ao paciente operado.
Com o tratamento adequado, reposição dos elementos nutricionais específicos (endovenoso ou oral), aplicações de laser de baixa potência e intradermoterapia local, os cabelos param de cair e voltam a nascer, geralmente em 3 meses.
A queda de cabelo esse é um processo normal devido à adaptação do corpo após a cirurgia e não existe risco de calvície após este procedimento.
Contudo, um acompanhamento dermatológico irá fazer toda a diferença nos cuidados com sua pele após a cirurgia. Com relação ao envelhecimento facial pós-cirurgia bariátrica, vale muito a pena retomar o volume da face magra e tratar a flacidez da pele. A reposição dos volumes normais do rosto é conseguida por meio da aplicação de ácido hialurônico, por exemplo. Comumente, essas aplicações são realizadas no consultório por um dermatologista e o resultado é excelente. O procedimento melhora a flacidez, é rápido e muito eficaz.
Sobretudo, as rugas de expressão podem ser eliminadas com aplicações de toxina botulínica (Botox®). Os sulcos acentuados, tipo “bigode chinês”, são apagados com os preenchedores à base de ácido hialurônico. A aparência da pele também fica comprometida, necessitando renová-la e estimular o seu colágeno. O uso dos lasers fracionados de CO2, além da luz intensa pulsada (LIP), devolvem à pele uma aparência saudável e luminosa.
Atualmente, existem vários tratamentos dermatológicos para ajudar você a ter uma pele, cabelos e unhas com aspecto saudável após a bariátrica.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549