O filtro solar, ou protetor solar, serve para proteger a pele contra as radiações ultravioletas do sol que podem danificar a estrutura da pele. As pessoas precisam adquirir o hábito de utilizá-lo diariamente, e em momentos que a exposição solar seja intencional, como em dias de praia ou piscina, a atenção deve ser redobrada.
Você irá aprender neste texto como utilizar corretamente o filtro solar e se proteger de forma adequada.
Para escolher o filtro solar correto é necessário levar em consideração o tipo de exposição solar, o tipo de pele e a idade (criança e adulto).
Protetor solar facial para uso diário: para escolher o protetor solar facial de uso diário é preciso levar em conta o tipo de pele. Pois, há produtos destinados para peles mais oleosas ou mais secas, por exemplo.
Protetor solar para exposição intensa ao sol: se você irá curtir uma praia ou piscina, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 30 para peles claras e o 15 para peles escuras.
Protetor solar para criança: os pediatras não é recomendam o uso de protetor solar para bebês com idade inferior a 6 meses. Pois, as substâncias deste produto podem causar irritação na pele.
Até a puberdade (12 anos), a pele é muito mais delicada do que na vida adulta. Isso porque há produção de suor e sebo em uma quantidade menor nessa fase, o que torna as crianças mais sensíveis à ação de alguns produtos. Essa sensibilidade faz com que a indústria dos cosméticos produza artigos infantis com uma fórmula menos agressiva. Portanto, a criança até 12 anos não pode usar protetor solar de adulto.
Especialistas recomendam usar o protetor solar em todas as áreas expostas. No dia a dia, por exemplo, rosto e braços devem ser protegidos.
Quando houver uma exposição intencional, como quando se vai à praia ou à piscina, a forma correta de usar o protetor solar é:
O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes da exposição ao sol e deve ser reaplicado a cada duas horas enquanto se estiver exposto. Ele deve ser usado em qualquer horário do dia, mesmo em dias nublados.
A pele dos lábios é muito sensível e quando exposta a calor ou frio em excesso pode apresentar ressecamento, rachaduras e até mesmo lesões (feridas). Existem diversas doenças bucais relacionadas à exposição solar prolongada como, por exemplo, a herpes simples bucal. Embora o herpes simples não seja causado pela exposição solar, passar horas sem a proteção labial adequada pode contribuir para o seu aparecimento.
Por esse motivo a proteção solar labial é muito importante, não somente no verão, mas em todos os períodos do ano, especialmente para pessoas que trabalham rotineiramente expostas ao sol como, por exemplo, agricultores. Veja com seu dermatologista qual é o produto indicado para seu tipo de pele.
Veja abaixo outros cuidados importantes sobre o uso do filtro solar:
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549