Entenda para o que serve, qual a importância e como é o procedimento que colabora para o banco de colágeno
O envelhecimento é um processo natural do nosso corpo. Com ele, diversas questões começam a surgir, mas muitas delas não precisam fazer parte do cotidiano, como dores, problemas de saúde e o envelhecimento da pele.
Para cada uma dessas questões é preciso uma intervenção diferente para encontrar uma solução, entretanto todas elas têm algo em comum: a prevenção. No caso do envelhecimento da pele, uma das formas de prevenir esse quadro é o banco de colágeno.
Entender porque o colágeno é tão importante para manter a boa aparência da pele e como preservá-lo é o ponto chave para compreender o porquê de pensar em um banco de colágeno é uma excelente ideia.
O colágeno é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo, que é uma das camadas da pele.
Essa proteína é produzida pelo próprio corpo e tem diversas funções, contribuindo, por exemplo, para a elasticidade e resistência da pele, além de ser responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos e músculos.
O banco de colágeno consiste em uma reserva dessa proteína, feita por meio da estimulação através de alternativas minimamente invasivas, que colaboram para a preservação da beleza e da saúde da pele.
Essa estimulação colabora com a manutenção do colágeno disponível, de maneira que ele pode ser usado nas funções de sustentação e garantia da elasticidade da pele.
A importância de se ter um banco de colágeno está relacionada ao fato de que, ao longo da vida, há uma diminuição da produção desse componente pelo nosso corpo.
Com isso, começam a aparecer linhas de expressão, rugas, flacidez na pele, entre outras características que acentuam o envelhecimento. Vale destacar que é importante que os cuidados com a pele sejam iniciados o quanto antes, a fim de atenuá-los e garantir que as intervenções sejam efetivas e os resultados positivos.
Ter um banco de colágeno é importante para se ter uma reserva dessa proteína no organismo para que, ao diminuir a produção, ainda seja mantido os níveis adequados no corpo. Mas afinal, como conseguir fazer essa reserva?
Com o avanço da tecnologia, atualmente existem muitas formas de garantir que os sinais de envelhecimento sejam atenuados, tais como:
Os bioestimuladores são substâncias que, quando injetadas na pele, estimulam a produção de colágeno. Esse tipo de intervenção conta com procedimentos como a Sculptra, Radiesse e Elansé
O Ultraformer III pode ser usado tanto para rosto, quanto para o corpo. Ele promove, através do poder do ultrassom micro e macro focado, o lifting facial, agindo contra a flacidez, além de evidenciar o contorno corporal.
Esse é um procedimento minimamente invasivo, de maneira que é possível retomar as atividades de imediato, já que a pele não é lesada.
Existem também outros procedimentos que podem ser realizados para garantir o “banco”, mas todos eles devem ser indicados por um profissional qualificado.
O mais interessante e que é um ponto em comum desses tratamentos é que eles estimulam a produção de colágeno natural do corpo. Dessa forma, com o passar da idade essa proteína ainda estará disponível e o corpo será capaz de manter a resistência e a elasticidade da pele, unhas e cabelos, bem como de outras regiões do corpo.
Vale destacar que, além dos tratamentos, é importante manter bons hábitos de vida e de cuidado para com a saúde, a fim de garantir um envelhecimento saudável.
Hábitos como uma alimentação equilibrada, redução da exposição ao sol, associada ao uso de protetor, o uso de hidratantes, entre outros, são alguns dos cuidados para garantir a manutenção da pele saudável, evitando o envelhecimento.
A realização desses procedimentos, feitos de forma periódica, associados a bons hábitos irão garantir que sua pele fique mais firme e jovem ao longo dos anos.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549