Os bioestimuladores de colágeno são cada vez mais procurados nos consultórios dermatológicos com o objetivo de evitar ou diminuir a flacidez da pele, estimulando a produção do colágeno e causando um efeito rejuvenescedor, com aparência natural e gradual.
Eles fazem parte do grupo de preenchedores que realizam a substituição do colágeno que vai se perdendo naturalmente no corpo. Eles trazem ótimos resultados no retardamento do envelhecimento, sendo completamente absorvidos pelo organismo.
Mas, vamos entender primeiro o que é colágeno e porque sua produção vai diminuindo no corpo gradativamente.
O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, e é produzida naturalmente pelo corpo. Também pode ser encontrado em alimentos como carne e gelatina, em cremes hidratantes ou suplementos alimentares em cápsulas ou pó.
Esta proteína é muito importante para manter as células firmes e unidas, sendo não só importante para a pele, mas também para outros tecidos, como por exemplo, para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.
Alguns dos principais benefícios do colágeno para o organismo são:
Além disso, uma vez que o colágeno dá firmeza à pele, além de prevenir o aparecimento da celulite, também atua no seu tratamento, pois com a pele mais firme os nódulos da celulite tendem a não aparecem tanto.
Vale ressaltar que a perda ou diminuição da produção de colágeno no organismo é normal com o passar dos anos.
Ele é a principal molécula responsável pela elasticidade e consistência da pele e das cartilagens dentro das articulações. Contudo, por volta dos 30 anos, a produção de colágeno pelos fibroblastos diminui e aumenta a ação das enzimas que o degradam, e este desequilíbrio acelera o processo de envelhecimento.
Comumente, a pele torna-se mais flácida, as linhas de expressão no rosto começam a aparecer, pode-se notar uma linha entre o canto do nariz e a boca, as pálpebras podem ficar mais caídas e os pés de galinha podem surgir.
Definitivamente, os bioestimuladores são uma grande opção para repor colágeno e estão em alta nos consultórios.
Em síntese, são substâncias injetáveis e que estimulam as células (fibroblastos) do nosso corpo na produção de colágeno. Dessa forma, a grande vantagem é que são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.
Atualmente, entre os mais conhecidos estão ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. Confira como cada um age no organismo:
Reestruturação da pele e de tecidos subjacentes e, assim, combate a perda de elasticidade e flacidez. Logo, pode ser usado tanto na face quanto em outras áreas como pescoço, colo, braços, abdômen, pernas e glúteos.
Além de melhorar os tecidos e pele, também tem a função corrigir a espessura, redefinir o contorno facial e corporal. Por outro lado, não deve se usar nos olhos e lábios.
Esta substância tem ao mesmo tempo, a função de bioestimulador e preenchedor.
Assim, é indicada para o preenchimento de áreas da face onde houve perda de estrutura, além de áreas corporais, como as mãos. Similarmente, em outras regiões do corpo como abdome, glúteos, coxas etc., a hidroxiapatita de cálcio é utilizada, frequentemente, para melhorar a qualidade da pele e redução da flacidez.
Sua composição é à base de água com microesferas de policaprolactona. Dessa forma promove um preenchimento instantâneo e estimula a produção de colágeno. É um bioestimulador extremamente versátil e indicado para tratamento de diversas regiões: testa, maças do rosto, queixo, têmporas, bigode chinês e mandíbula.
O procedimento somente deve ser feito por um médico especialista, como por exemplo, o dermatologista.
Vale destacar que os biostimuladores de colágeno têm a capacidade de estimular até 60% do colágeno produzido pelo nosso organismo.
A substância é injetada em pontos específicos do corpo e rosto. São utilizadas cânulas ou microagulhas para aplicar o produto na derme profunda, em tecidos de gordura e na proximidade dos ossos.
Comumente, o Ácido Polilático e o Hidroxipatita de Cálcio são indicados para serem realizados entre 2 a 3 sessões, mas existem pacientes que necessitam de mais sessões para chegar no resultado esperado.
É importante respeitar o intervalo entre 30 e 40 dias entre uma sessão e outra.
O ultrassom microfocado é uma das mais modernas tecnologias para a prevenção e o tratamento da flacidez tissular e muscular. Este ultrassom possui tecnologia HIFU, de alta intensidade e que atua diretamente na camada mais profunda da pele, causando um efeito de lifting.
As ondas do ultrassom conseguem atingir e aquecer as camadas mais profundas da pele gerando pontos de coagulação térmica, desnaturação e posterior contração das fibras colágenas. Com isso, ocorre a produção de novo colágeno e contração muscular, gerando o efeito de lifting mencionado.
Procure seu dermatologista de confiança e esclareça mais dúvidas sobre este procedimento.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549