O uso de botox estético tem se popularizado cada dia mais, tendo se tornado um dos procedimentos mais procurados e realizados no Brasil e em vários lugares de todo o mundo.
Apesar de ter se tornado mais conhecido, ainda surgem algumas dúvidas que podem trazer receios ou inseguranças para aquelas pessoas que pensam em realizar essa técnica.
Por isso, confira a seguir um pouco mais sobre o botox estético e fique por dentro das principais questões que envolvem esse procedimento.
O botox estético nada mais é do que uma intervenção em que é feita a aplicação da chamada toxina botulínica na pele. Essa toxina é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a grande causadora de botulismo.
Essa informação pode assustar um pouco a princípio. Porém, é importante ressaltar que a toxina botulínica utilizada nos procedimentos estéticos é produzida em laboratório e passa por várias etapas de purificação para que não ofereça grandes riscos ao organismo.
A grande ação dessa toxina, quando aplicada na pele, é promover um bloqueio neuromuscular no local. Assim, ela impede que os músculos se contraiam, evitando o aparecimento e reduzindo o aspecto das marcas de linhas de expressão.
Ou seja, o botox estético é uma técnica de rejuvenescimento que serve tanto para prevenir o surgimento de novas marcas, quanto para reparar ou amenizar as rugas já existentes.
São várias as regiões em que se pode realizar esse procedimento. Porém, as mais procuradas e mais aplicadas são:
Para definir os locais ideais para a aplicação do botox estético, é importante procurar por profissionais qualificados. Agende já uma avaliação com a Dra. Daniela Figueiredo.
Uma dúvida muito comum entre as mulheres e homens que desejam realizar a aplicação da toxina botulínica é saber como é feito o procedimento e se ele é muito doloroso. Isso porque a grande maioria das pessoas já sabe que para fazer o botox estético é necessário utilizar injeções com a substância no local escolhido.
Para aqueles que têm medo ou receio sobre essa parte do processo, vamos esclarecer alguns pontos.
O primeiro deles é que o tempo para aplicar a toxina é bem curto, cerca de 30 minutos. Por causa disso, o procedimento se torna praticamente indolor na maioria dos casos.
Além disso, vale ressaltar que anestésicos locais são utilizados alguns minutos antes da realização do botox estético, auxiliando na redução da sensação de dor.
Porém, vale ressaltar que a dor é uma questão muito subjetiva. Ou seja, cada pessoa pode ter uma sensibilidade maior ou menor ao incômodo proveniente da injeção da toxina.
Ver os resultados é o grande anseio de quem realizou o botox estético a pouco tempo, afinal se livrar das rugas pode te auxiliar a recuperar a autoestima e se sentir mais jovem.
Geralmente, os efeitos da toxina botulínica duram de 3 a 6 meses, dependendo da dose aplicada, do local e também do organismo da pessoa. Isso porque, algumas pessoas metabolizam a substância mais rápido que outras, fazendo com que os resultados durem menos tempo.
Vale ressaltar também que, apesar de a aplicação ser simples e rápida, os resultados só começam a aparecer, no mínimo, 48 horas após o procedimento. Isso acontece devido ao tempo necessário para que o botox estético comece a agir na pele.
A resposta para essa pergunta, infelizmente, é não! A toxina botulínica atua impedindo a contração muscular que causa a ruga, portanto, ela só é eficaz naquelas marcas que aparecem no momento de movimentação dos músculos.
As marcas ou linhas de expressão que são mais evidentes e que aparecem mesmo quando o músculo não é acionado são pouco modificadas com o uso do botox estético. Um exemplo disso é o “bigode chinês”, que é considerado uma ruga permanente.
Nesses casos, outros procedimentos, como o preenchimento facial, podem ser mais indicados.
Quer saber mais sobre o botox estético ou realizá-lo com uma profissional qualificada? Entre em contato com a Dra. Daniela Figueiredo e agende sua consulta.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549