Os cabelos modelam o rosto e compõe a beleza de mulheres e homens. Bonitos e saudáveis eles estão associados à autoestima de muitas pessoas.
Em vários casos, a calvície, velha conhecida entre o público masculino, também ameaça a vaidade feminina.
De acordo com estudos da Sociedade Brasileira do Cabelo, a calvície pode atingir uma porcentagem da população feminina. Portanto, o primeiro passo é entender uma queda excessiva de cabelo e a calvície (alopecia).
A queda comum de cabelo se caracteriza com a perda de aproximadamente 120 a 150 fios por dia. Isto é perceptível quando a pessoa encontra mais de seis fios no travesseiro ou começa a ver fios sobre o computador ou no chão da casa.
Já a calvície é um processo progressivo, começa normalmente na adolescência ou no começo da fase adulta, por volta dos 20 anos e se manifesta com uma rarefação no topo da cabeça, sem fios visíveis caindo.
Apenas um especialista poderá obter um diagnóstico correto, mediante uma série de exames que será determinado por ele.
As alopecias têm várias causas e diferentes apresentações clínicas. Além das questões psicossociais, a perda de pelos pode ser a expressão clínica de uma doença subjacente, como por exemplo, anemia, doenças da tireoide, distúrbios nutricionais e também pode surgir após infecções que cursaram com febre alta, após tratamentos hormonais, após cirurgias e após o parto, dentre as causas mais comuns.
Atualmente, para ajudar pacientes com este tipo de problema, a tricologia médica é uma subespecialidade da Dermatologia, quem vem crescendo em diversos países, estuda e tratam as patologias que acometem os fios, pelos, couro cabeludo, quedas e alopecias.
Ao apresentar queda capilar excessiva, afinamento dos fios ou falhas capilares é recomendado que se faça uma avaliação com o Médico Tricologista.
Tricologia é uma área com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles. O assunto recebe cada vez mais atenção de profissionais ligados à saúde e estética e reúnem atualmente várias especialidades, como biomédicos, dermatologistas, cosmetólogos, esteticistas, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, que se unem para tratamentos eficazes e resultados cada vez melhores.
De acordo com as queixas e sintomas apresentados pelos pacientes, esses profissionais elaboram um diagnóstico preciso e, possibilitam orientação e tratamentos direcionados. Na clínica de dermatologia, por exemplo, recursos como o laser podem ser indicados. Além disso, alimentação adequada e mudanças de hábitos, e o alívio do estresse, podem ser incluídos na rotina, já que um estilo de vida saudável é fundamental para a melhora da qualidade e da saúde do cabelo.
Um dermatologista competente é a melhor opção contra a queda de cabelo generalizada. Um profissional capaz de interpretar os sinais corretamente poderá prescrever um tratamento mais eficaz e acompanhá-lo ao longo de todo o processo, garantindo mais possibilidades de sucesso.
A dermatologia em BH é eficaz e capaz de ajudar solucionar vários problemas relacionados à saúde dos cabelos, inclusive com atuação na tricologia.
Agende uma consulta conosco e através de uma avaliação será possível direcionar o melhor tratamento.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549