O nome técnico para a celulite é Lipodistrofia Ginoide. O termo refere-se ao depósito de gordura e tecido fibroso causando irregularidades na pele que está por cima. Normalmente ela se encontra nas nádegas e partes posteriores das coxas.
A celulite é uma alteração causada pela concentração de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados, como se fosse uma “casca de laranja”.
A celulite não é uma doença! É uma forma natural de o organismo armazenar gordura superficial. Ela está presente no corpo da grande maioria das mulheres, e mesmo as mulheres magras as têm com frequência.
Para acabar com a celulite é necessário conhecer primeiro qual o tipo você tem. Atualmente são utilizadas duas escalas. A mais fácil de identificar em casa divide os sinais da celulite em quatro graus:
Para ter acesso a escala mais nova, há um método a desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno, chamado “Celulite Severity Scale”.
Há muitos fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que tem o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Portanto, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. O excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite. Outros fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, poluição e falta de exercícios físicos também podem provocar a celulite.
Quando há a intenção de melhorar a aparência e evitar que novos furinhos apareçam, fazer exercícios físicos é fundamental. A atividade física além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, também proporciona a melhora da circulação e, consequentemente, o aspecto da pele. As melhores opções para diminuir as celulites são caminhada, corrida, bicicleta, pilates e musculação.
Há um aparelho francês chamado Cellutec que possui um sistema de endermoterapia vibratória. Ele é utilizado em tratamentos estéticos, e uma das suas funções é a redução da celulite. O procedimento é simples e apresenta bons resultados depois de algumas sessões.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549