A saúde da pele, cabelos e unhas é muito importante. Por isso, são necessárias consultas periódicas ao médico dermatologista, como acontece com outras especialidades. Pois, elas podem ajudar a evitar uma série de problemas. Mas, como aproveitar bem uma consulta com o Dermatologista?
Neste texto daremos algumas dicas valiosas sobre o assunto.
Vale destacar que, é um engano pensar que o dermatologista é responsável apenas por problemas como manchas ou acne. Pois, a Dermatologia é uma especialidade médica responsável por cuidar do maior órgão do corpo humano, a pele.
Sobretudo, são diversos os problemas que podem ser evitados com a consulta periódica ou diagnosticados antes que se tornem mais graves, como o câncer de pele. Por isso, é recomendado buscar sempre um profissional qualificado. Portanto, faça uma busca no site do Conselho Regional de Medicina, pois lá se encontra os dermatologistas reconhecidos pela entidade. Além disso, vale destacar que um profissional também faz parte da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O médico Dermatologista é responsável por tratar de várias doenças, vamos conhecer algumas:
O profissional também é habilitado para tratar de doenças nas mucosas, como afecções na boca, lábios, gengiva, língua e também na área genital. Neste caso, enquadram-se algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Quem nunca chegou a um médico cheio de queixas e depois esqueceu de relatar algum problema? Por isso, sempre antes de ir à consulta anote todas as suas dúvidas para não sair da sala do médico com nenhum questionamento.
Segue algumas dicas importantes:
Deixe suas unhas livres de esmaltes para o dia da consulta. Pois, além de examinar rosto e corpo, o médico também poderá avaliar a saúde das suas unhas.
Você sabia que é por meio dessa área que é descoberto alguns problemas de saúde, como déficit de vitaminas, ansiedade, estresse e questões cardiovasculares?
Portanto, evite usar esmaltes na primeira consulta para que a película colorida não dificulte a observação do especialista.
Não vá à consulta com make, pois o é ideal não usar maquiagem no dia de sua consulta. Assim, seu dermatologista poderá analisar todas as particularidades do seu rosto, como acne, manchas, rugas e linhas de expressão, sem o empecilho de uma cobertura, como as de base e corretivo.
Depois do encontro com o seu dermatologista, não deixe de fazer os exames solicitados e usar os remédios ou dermocosméticos prescritos. Assim, você garante um tratamento de sucesso.
No geral, grande parte dos dermatologistas se especializa em alguma área de estética. Então, vale questionar sobre os tratamentos que darão um upgrade em sua beleza.
Exemplos de tratamentos:
Concluindo, para que a consulta com o dermatologista seja proveitosa é fundamental escolher um profissional capacitado e se preparar conforme as dicas apresentadas neste texto.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549