Envelhecer é um processo natural do corpo, afinal o tempo não para. Mas, você quer saber como o rosto envelhece?
A idade irá promover o processo de envelhecimento natural do rosto, mas outros fatores como, por exemplo, as agressões internas e externas que a pele sofre, levará a um aumento de radicais livres que, por sua vez, fazem com que linhas finas, rugas, manchas e outras marcas de expressão surjam antes do tempo esperado.
Mas, existem alguns cuidados preventivos com a pele que podem amenizar ou retardar um pouco o envelhecimento precoce.
Vamos falar agora sobre o que provoca o envelhecimento da face?
O envelhecimento facial se dá por:
Sobretudo, todos estes fatores deixam uma aparência cansada e envelhecida.
Vamos falar um pouco sobre as marcas de envelhecimento do corpo?
As linhas de expressão são consideradas marcas que surgem na região facial, deixando o indivíduo com uma aparência cansada e envelhecida, o que causa muito incômodo.
As marcas de expressão tendem a surgir devido o avanço da idade, tendo como fator contribuinte a exposição solar e maus hábitos alimentares.
Há variadas formas que podem ser úteis na hora de evitar essa marca, como por exemplo, utilizar um protetor solar, produtos à base de vitamina c e colágeno, pois os produtos ajudam a prevenir o aparecimento das marcas.
Além disso, a ginástica facial pode ser uma opção favorável e simples para quem deseja evitar as marcas. O método ajuda a desenvolver elasticidade, além de relaxar, aliviar a tensão, aumentar o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, ativando a produção de colágeno que é o responsável por sustentar a pele.
As rugas estáticas da face são aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso e podem surgir em consequência de rugas de expressão não tratadas, mas também em função das alterações de textura e firmeza da pele.
O colágeno é uma substância presente naturalmente na pele. Com ele, conseguimos ter uma pele mais firme, preenchida, sem rugas e flacidez.
O grande problema é que o colágeno não dura para sempre no corpo. Com o tempo, a produção dessas fibras vai diminuindo, causando os primeiros sinais do envelhecimento precoce, principalmente no rosto, o que leva muitas pessoas a recorrerem aos procedimentos estéticos, como o preenchimento de ácido hialurônico.
Agora que já sabemos como o rosto envelhece, vamos falar sobre tratamentos?
Um dos principais tratamentos para rejuvenescimento do rosto é a aplicação de toxina botulínica, técnica popularmente conhecida como Botox.
A substância age como um neurobloqueador muscular, impedindo que as sinapses nervosas cheguem ao músculo e causem a contração.
As repetidas contrações da musculatura facial são responsáveis pela formação das linhas de expressão que no longo prazo formam as rugas dinâmicas, como os pés de galinha na região dos olhos e código de barras na boca.
O tratamento ameniza esses sinais, impedindo a contração contínua da musculatura e suavizando as linhas de expressão da face, proporcionando o rejuvenescimento do rosto.
A aplicação de ácido hialurônico também é uma opção para rejuvenescimento facial. A substância age atraindo moléculas de água para o local do tratamento, sendo recomendada principalmente para amenizar sulcos e vincos.
Um sinal incômodo da face que está relacionado ao envelhecimento do rosto é o sulco nasogeniano, conhecido popularmente como bigode chinês. O ácido hialurônico permite suavizar esse sinal e outros, deixando a pele mais hidrata e volumosa.
Outra recomendação da substância é para preenchimento labial temporário e melhor definição do contorno da face.
Concluindo, o rosto envelhece de forma natural, mas é possível amenizar o envelhecimento também com mudanças de hábitos, como por exemplo:
Consultas periódicas com seu dermatologista também auxiliarão na manutenção e cuidados com a pele da face.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549