No geral, é comum as pessoas procurarem o dermatologista após o verão para tratar de problemas relacionados ao sol, micoses, entre outros. Mas, poucos tomam a iniciativa de irem ao consultório do dermatologista antes, no sentido de trabalhar a prevenção. Sendo assim, consulte um dermatologista antes do verão e não depois!
Usar protetor solar, roupas compridas e beber bastante água são práticas que podem prevenir não somente queimaduras, mas também desidratação, insolação, descamação e pele vermelha. Pode evitar ainda o envelhecimento precoce e o surgimento de câncer de pele. Por isso, os cuidados com a pele devem ser redobrados no verão.
Sobretudo, a orientação de um dermatologista pode evitar muitos problemas de pele e promover a beleza e saúde. Por isso, procure ajuda para cuidar da prevenção e não quando a situação já está mais complicada.
Veja alguns motivos de procurar um dermatologista antes do verão:
Na estação mais quente do ano é importante aliar o lazer com os cuidados com a pele. Por isso, sempre ao sair de casa prefira usar roupas compridas e frescas para se proteger. Algumas roupas têm proteção UV contra os raios ultravioleta, nocivos à pele, e por isso bloqueiam o sol mesmo molhadas, ao contrário das roupas que não possuem essa proteção.
Contudo, sempre que sair de casa, o ideal é vestir roupas compridas e bonés com abas largas, principalmente pessoas que trabalham expostas ao sol.
No geral, para adquirir um protetor solar, o recomendável, no mínimo, é um fator 30, com proteção UVA e filtro físico, que é aquele que fica branquinho quando passamos, sendo preferível usar fatores de proteção mais altos, que são mais eficazes.
Entretanto, o sol também traz benefícios para o corpo. A vitamina D, por exemplo, é produzida somente com a exposição ao sol, principalmente nos horários de maior radiação UVB, que são de 10 horas às 16 horas.
Normalmente, 20 minutos durante o dia já são o suficiente para fixação da vitamina D pelos ossos. E não necessariamente precisa ficar com o corpo todo exposto ao sol, mas a exposição do rosto e braço no dia a dia já produz a vitamina no corpo.
Seguem alguns cuidados ao ficar exposto ao sol:
Gostou das informações? Sendo assim, consulte um dermatologista antes do verão e previna-se!
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549