Os pelos corporais para algumas pessoas trazem desconforto, incômodo e pode até envergonhar. Portanto, é comum a depilação com lâminas, cera quente ou fria, produtos que ao passar na pele fazem os pelos caírem, entre outros métodos.
A Depilação a laser é um método eficaz no tratamento dos pelos indesejáveis. Portanto, iremos relatar através deste artigo, dicas importantes sobre o assunto.
A Depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva dos pelos feita através da energia luminosa do laser. Atualmente, introduziram o conceito de fototermólise seletiva (utilizado na depilação a laser), no qual revolucionou o princípio físico do mecanismo do laser, tornando-o mais eficaz.
Antes de iniciar o tratamento é recomendável a avaliação de um dermatologista. Pois, somente ele poderá fazer uma análise criteriosa da pele do paciente e orientar qual o melhor tratamento.
Após esta análise, através de sessões, o procedimento é realizado com o uso de um aparelho emissor de laser, agindo exatamente sobre os pelos a serem eliminados. O foco é atingir a melanina, substância responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo, provocando um dano térmico mínimo ao tecido adjacente.
Para pessoas mais sensíveis a dor, pode-se usar pomadas anestésicas ou jatos de ar frio para amenizar o incômodo.
Várias partes do corpo podem ser tratadas através da Depilação a laser. Porém, há algumas regiões mais procuradas por homens e mulheres. Vamos conhecê-las:
A Depilação a laser é indicada para todos os tipos de pele. Geralmente, peles brancas com pelos grossos e escuros respondem melhor à depilação a laser, mas isso não quer dizer que quem não se enquadra nestas características, não possa fazer.
Existem equipamentos específicos para pele negra, no qual podem gerar melhores resultados.
No período em que antecede o procedimento o paciente deve evitar o banho de sol e a retirada dos pelos com pinça ou cera.
É recomendável retirar os pelos com lâminas antes da sessão.
O paciente que se submeter à depilação a laser, não deve se expor diretamente ao sol. É recomendável o uso do protetor solar com FPS mínimo de 30.
Em alguns casos, recomenda-se o uso de loções calmantes logo após a sessão e no período de recuperação da pele.
Seguir as recomendações do médico é sempre o melhor caminho.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549