Com o objetivo de ficarem com a aparência do rosto mais jovial, muitas pessoas recorrem à aplicação do botox.
Mas, como funciona esse procedimento?
No geral, a toxina botulínica ou botox nada mais é do que um potente paralisante muscular. O estimulo elétrico para a contração de um músculo, parte do cérebro, atravessa a medula espinhal, corre pelos nervos até o seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina, liberada pelo nervo.
Portanto, o botox bloqueia a liberação desta substância pela terminação do nervo. Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. Assim, a toxina botulínica paralisa a musculatura, bloqueando informação do estimulo elétrico de chegar até o músculo.
Sendo assim, toda ação do botox tem relação com contração muscular. Ou seja, ele é usado para paralisar músculos. Por isso, é indicado para a atenuação das rugas dinâmicas, também conhecidas como rugas de expressão. Geralmente, elas aparecem quando contraímos alguns músculos (testa, entre as sobrancelhas, pés de galinha).
Mito.
Comumente, é preciso aguardar de 24 a 48 horas para que a substância comece a agir. Portanto, é preciso esperar dois ou três dias para que os resultados apareçam. Estudos mostram que os efeitos máximos são atingidos em duas semanas.
Verdade.
No geral, as aplicações em pacientes jovens ajudam a evitar lesões profundas na derme (que causam a ruga), pois agem nos músculos que se movem excessivamente. Há alguns músculos que se movem mais. Esse excesso de movimentações marca a pele profundamente e gera a ruga. Ao aplicar botox nessas áreas, mesmo que possuam apenas marcas suaves, os músculos deixam de fazer esses movimentos.
Mito.
No geral, o procedimento não é doloroso. Pois, é praticamente indolor e normalmente é feita com agulhas bem finas, como as de insulina. Mas, em pacientes mais sensíveis, pode ser utilizado um anestésico tópico local.
Mito.
O Botox serve para relaxar a musculatura onde é injetada, tratando as rugas de expressão, como as que se formam ao redor da boca. O tratamento indicado para aumento de volume dos lábios é o preenchimento labial que, além do volume, também pode ser utilizado para a redefinição de contorno.
Mito.
Não existe nenhuma evidência científica de que a aplicação de botox provoca dependência ou vício.
Mito.
Os cremes anti-idade oferecem muitos benefícios dependendo de sua composição, mas nenhum deles proporciona o relaxamento muscular e a suavização das rugas. Ambos são tratamentos complementares no combate ao envelhecimento da pele, mas não são substituíveis.
Este é talvez um dos mitos mais populares, mas também um dos mais infundados. A verdade é que o tratamento é feito tendo em conta as características de cada cliente, ou seja, é um tratamento personalizado. Sendo assim, é feito de acordo com as expectativas de cada um, podendo oferecer resultados bastante satisfatórios e naturais.
Contudo, tudo depende da dosagem utilizada e do plano de aplicação que deve ser criado especificamente para cada cliente. O fundamental é que seja realizado por um profissional habilitado e não por um simples centro de estética, garantindo assim a obtenção de resultados bonitos, duradouros e satisfatórios.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549