Muitas mulheres se incomodam com manchas nas axilas e este é um motivo para esconder a pele escurecida com roupas de mangas. O inverno acaba favorecendo, pois você usa roupas mais fechadas por causa do frio. Mas, quando o tempo começa a esquentar o drama volta novamente.
As manchas nas axilas são mais comuns nas peles morenas e negras, mas quem tem pele clara também pode sofrer com o escurecimento. Isso porque, elas podem ser causadas pelo excesso de melanina ou por agressões que a pele sofre, o que provoca irritação e hiperpigmentação da pele. Outros motivos causadores do problema são:
A boa notícia é que, existem tratamentos que são capazes de clarear as axilas, deixando a região livre da pigmentação escura.
Se você é morena, o fator genético pode pesar! Não que tenham mais chances de ter manchas, mas caso tenham, estas manchas sobressaem mais do que em uma pessoa de pele mais clara. Uma hiperpigmentação na pele da axila pode escurecer mais em relação a sua tonalidade normal e consequentemente terá manchas mais escuras, devido ao tom de pele. Na hora de tratar, é preciso muito cuidado para que a região não clareie demais e contraste com o restante do corpo.
A tonalidade da pele é determinante para a coloração da mancha e isso deve ser levado em consideração no momento do tratamento.
Uma boa higiene das axilas é fundamental para que as mesmas continuem com sua cor original. Geralmente, sabonete à base de triclosano, que remove o excesso de bactérias pode ajudar bastante. Esses micro-organismos deixam a pele mais sensível, propensa ao aparecimento de manchas. Se o suor for excessivo, o ideal é lavar as axilas ao menos 3 vezes por dia com este produto.
Atualmente há boas opções para solucionar o problema de manchas nas axilas, como por exemplo, clareamentos com laser, que removem parte da pigmentação escura, ácidos clareadores e peelings superficiais.
O tipo de tratamento, quantidade de sessões e os resultados vão depender do grau de hiperpigmentação da sua pele. Nas peles onde o problema é superficial os tratamentos mais comuns são feitos com cremes despigmentantes, que são aplicados diretamente sobre o local. A depilação a laser também favorece muito o desaparecimento das manchas escuras. Portanto, o seu dermatologista poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Além de clarear a pele, esse tipo de depilação ajuda a evitar manchas decorrentes do atrito com a cera ou lâminas. A depilação a laser é feita com luz pulsada, que destrói os pelos atacando a melanina, substância que dá cor à pele e aos pelos. Assim, o laser também ameniza as manchas.
Geralmente, é um dos tratamentos mais recomendados para as manchas muito escuras. A luz pulsada funciona à base de raios luminosos que ajudam a diminuir a pigmentação extra da pele. Os raios são absorvidos pela melanina acumulada e destroem este pigmento.
O peeling é um tratamento muito eficaz. No peeling, é usada uma substância ácida para queimar a região. Esta queimadura superficial provoca uma descamação e consequente remoção da hiperpigmentação total ou parcial da pele, promovendo o nascimento de uma nova pele.
Usar de atitudes de prevenção é uma poderosa arma para que as manchas escuras nas axilas não apareçam. Vamos conhecer algumas:
Quer saber mais sobre como amenizar manchas nas axilas? Entre em contato conosco e agende uma consulta.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549