Antecipadamente, a dermatologia é a área da medicina que cuida e trata das doenças da pele, tecido subcutâneo, cabelos e unhas. Sobretudo, abrange toda área da Dermatologia clínica e cirúrgica, assim como:
A princípio, no geral, a dermatologia pode ser divida em:
Dermatologia clínica
Desde já, esta especialidade abrange toda doença própria da pele, mucosas, unhas ou cabelos, como também doenças sistêmica com envolvimento destes.
Veja alguns exemplos:
Dermatologia cirúrgica
Esta especialidade atua em qualquer tipo de lesão cutânea que requer um ato cirúrgico para removê-la.
Veja alguns exemplos:
Cosmiatria
Sobretudo, é voltada exclusivamente para o tratamento e prevenção de problemas estéticos na pele. De modo geral, é a ciência que estuda a beleza humana, de forma responsável e ética.
Veja alguns exemplos:
Tricologia
É a parte da Dermatologia que estuda toda e qualquer doença que envolva os cabelos ou couro cabeludo. Contudo, veja alguns exemplos:
Procure um dermatologista especializado e saiba mais sobre estes tratamentos. Mas, fique atento e não deixe de escolher um médico de confiança.
Sobretudo, os dermatologistas da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) têm uma formação completa, e estão devidamente habilitados para realizar uma ampla gama de tratamentos para manter ou restaurar a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, em todas as fases da vida.
Contudo, são os especialistas mais indicados para cuidar da pele e dos tecidos moles, cuidado do diagnóstico, prevenção e acompanhamento de doenças, como o câncer da pele, o vitiligo ou a psoríase, e de condições como envelhecimento cutâneo, estrias e celulite.
No entanto, os dermatologistas devem estar familiarizados com as outras especialidades médicas, isso porque as doenças de pele podem ser sintomas de uma doença interna, tornando-se assim a pele um importante fator de diagnóstico de condições internas.
Para serem dermatologistas, seguindo as normas da SBD, os profissionais precisam passar por três anos de residência específica e ainda devem ser aprovados em um exame.
Sendo assim, quando você consulta com um profissional habilitado e capacitado, evitará danos à sua saúde.
É sabido que o médico especializado em dermatologia pode ajudar os pacientes no diagnóstico, tratamento e prevenção de uma série de problemas de saúde. Por isso, realizar um acompanhamento com esse profissional é muito importante.
Mas, há casos em que consultar um dermatologista é uma necessidade ainda mais urgente, ainda que muitos pacientes acabem adiando a visita a esse especialista. Por exemplo, quando a pessoa apresenta um dos sintomas abaixo a busca pela análise desse profissional é fundamental para que seja estabelecido um tratamento eficaz.
Contudo, esses estados podem surgir por conta de outras doenças, como anemia ou problemas hormonais. Além de tratar as consequências, o dermatologista encaminhará o paciente para passar com outros especialistas visando estabelecer a causa dos problemas e, assim, garantir o tratamento adequado.
Enfim, para que o seu corpo e sua pele permanecerem saudáveis e com ótima aparência, é fundamental ir ao dermatologista frequentemente. Mas, sabemos que nem todo mundo conhece os benefícios que essa prática oferece. Portanto, não deixe de procurar por seu dermatologista de confiança com uma certa periodicidade.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549