Você já ouviu falar em facial overfilled syndrome? Traduzido do inglês, esse termo significa “Síndrome do rosto hiper preenchido” e nada mais é do que um problema que ocorre pela falta de equilíbrio ou uso inadequado de substâncias preenchedoras na face durante a realização da harmonização facial.
Os procedimentos estéticos menos invasivos, como o preenchimento facial, têm ganhado muita notoriedade nos últimos anos. São diversos os motivos que têm contribuído para isso, sendo alguns deles:
Apesar das grandes vantagens e utilidades que esses procedimentos podem oferecer para os pacientes, atualmente um tema que tem sido bastante discutido nas redes sociais e também pelos profissionais da área é sobre a overfilled syndrome.
Por isso, confira a seguir a explicação sobre esse assunto e entenda melhor sobre os resultados indesejados ocasionados por esse problema.
De forma resumida, basicamente o que acontece na síndrome do rosto hiper preenchido é que a região que passou pelo procedimento fica excessivamente preenchida, deixando a face com um aspecto de “balão inflado”.
As principais causas desse problema são um excesso na quantidade de preenchedores ou uso inadequado dessas substâncias pelos profissionais aplicadores.
Além disso, a realização frequente desses procedimentos de preenchimentos facial e com intervalo de tempo menor do que o recomendado pode contribuir para o aparecimento do aspecto característico da overfilled syndrome.
Dessa forma, ao contrário do principal objetivo e benefício que a aplicação de preenchedores pode oferecer, o procedimento tem como resultado final um aspecto não natural e, que muitas vezes, promove um envelhecimento precoce da face.
Com a popularização da harmonização facial, a procura por profissionais para a realização de preenchimentos, colocação de lifting e outros procedimentos tem aumentado consideravelmente.
Porém, junto com isso, tem se observado também um aumento dos casos de resultados indesejados ou com aspecto super artificial, como ocorre na overfilled syndrome.
Isso acontece porque, em muitos casos, os pacientes têm procurado por profissionais que não possuem a qualificação para realizar o preenchimento de forma correta e segura.
Com isso, a chance de que a aplicação seja feita de forma incorreta é muito grande, com risco de, inclusive, lesar algum nervo ou tecido da face, ocasionando prejuízos, em alguns casos, irreversíveis.
Além disso, a ocorrência dessa síndrome tem aumentado também como consequência da busca incessante por corrigir todo e qualquer tipo de “imperfeição” na pele do rosto, muitas vezes realizando a aplicação excessiva dos preenchedores e com pequeno intervalo de tempo entre os procedimentos.
Uma característica em comum de todos os pacientes que desejam realizar a harmonização facial é conquistar resultados naturais e satisfatórios, realçando a beleza e mantendo o equilíbrio entre as proporções faciais.
Por isso, o rosto com aspecto de “balão inflado” assusta e até mesmo desmotiva algumas pessoas. Mas, apesar da grande polêmica que tem surgido graças a overfilled syndrome, é importante ressaltar que é sim possível manter a naturalidade e harmonia.
Algumas dicas importantes são:
Não existe nenhum problema em realizar procedimentos estéticos com o objetivo de trazer mais harmonia, jovialidade, naturalidade e auto-estima. Porém, é mais do que necessário fazê-los de forma segura e alinhada com as indicações dos profissionais especializados em preenchimento facial e outras técnicas.
Para você que deseja realizar a harmonização facial com segurança e qualidade ou gostaria de tirar dúvidas sobre como evitar a overfilled syndrome, é muito importante buscar a sua dermatologista de confiança.
Entre em contato com a dermatologista Daniela Figueiredo e agende uma consulta.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549