A verdadeira beleza começa de dentro para fora. Não adianta usar cremes caros, se você não cuidar de seus hábitos alimentares. A alimentação balanceada, além de fazer bem à saúde, ajuda a tornar as pessoas mais bonitas e atraentes.
É comprovado que, os alimentos são benéficos e transformam a pele, os cabelos e as unhas. Os alimentos saudáveis são um forte aliado da beleza.
Na correria do dia a dia é comum as pessoas deixarem de beber água na quantidade certa para o bom funcionamento do organismo. Mas é preciso conscientizar que água é um dos fatores essenciais para uma pele linda e saudável, pois ela tem a função de hidratar, absorver nutrientes e ajudar na desintoxicação.
Uma alimentação mais saudável para a pele é aquela balanceada, rica em fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros. Além de possuírem importantes vitaminas e minerais que neutralizam radicais livres, esses alimentos contêm fibras que melhoram o funcionamento do intestino.
Ainda falando do funcionamento do intestino, quando as bactérias benéficas estão em desvantagem no organismo, pode haver o crescimento desordenado de bactérias maléficas e fungos que gerarão toxinas. Como o intestino é um dos órgãos com maior liberação de toxinas do corpo, se ele não estiver funcionando corretamente, quem irá sofrer será a sua pele, acumulando essas toxinas no organismo e gerando a celulite, pele sem viço, acne e muitos outros problemas.
Nutrientes chaves
- A vitamina A é um dos componentes principais da pele, contribuindo para o equilíbrio do pH e também para minimizar o risco de infeção. Está presente nos lacticínios magros, como o leite ou iogurte.
- Os carotenoides (pigmentos amarelos, laranja e vermelhos naturalmente presentes nos vegetais como a cenoura ou alperce) são igualmente protetores. Dados divulgados pelo National Cancer Institute (NCI) indicam que a ingestão de quantidades elevadas deste antioxidante reduz em até 6 vezes o risco de cancro de pele.
- Os ácidos gordos essenciais, como por exemplo, os presentes no salmão, desempenham também um importante papel ao fortalecerem a barreira protetora da pele, favorecerem a passagem de nutrientes e a hidratação.
Hábitos e atitudes para uma pele saudável
- Manter uma alimentação equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;
- Consumir no mínimo 2 litros de água por dia, pois ajuda na hidratação da pele de dentro para fora, além de purificar o organismo;
- Evitar o consumo de açúcar, pois o consumo exagerado provoca um efeito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue pode provocar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos muito gordurosos, que impede a pele de respirar adequadamente;
- Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;
- Praticar atividade física ao ar livre, pois ajuda a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos;
- Evitar o uso de bebidas alcóolicas;
- Evitar fumar. O hábito do fumo destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo;
- Limpar, tonificar e hidratar a pele no mínimo 2 vezes ao dia conforme seu tipo de pele;
- Utilizar com frequência o filtro solar.
Além de todos esses cuidados, é muito importante sorrir mais e viver a vida de uma forma mais descontraída e com menos seriedade.