O inverno é a época do ano em que há mais queixas de ressecamento da pele. O motivo pelo qual isso acontece é muito simples! Pois, no frio, as glândulas sebáceas e sudoríparas ficam menos produtivas, o que ocasiona a falta de lubrificação natural da pele.
A falta de hidratação natural deixa a pele seca e menos resistente às agressões dos fatores ambientais. Isso se deve a alteração no manto hidrolipídico, localizado na região mais superficial da pele, composto por proteínas, substâncias hidrossolúveis e lipídeos. Proporcionando uma aparência opaca, áspera, com textura fina e sensível.
O ressecamento também contribui para o envelhecimento precoce, aparecimento de vermelhidão, manchas e coceira.
Outros fatores é que, no inverno, o clima fica mais seco, os banhos são mais quentes e demorados e as pessoas bebem menos água. Além do ressecamento, o frio pode causar reações à pele se ela não receber uma hidratação correta.
Um exemplo de um tipo de reação da pele devido ao ressecamento é a dermatite atópica (manchas ásperas na pele) e as indesejáveis coceiras, também denominadas de prurido.
Portanto, uma boa hidratação na pele e beber mais líquidos são essenciais no inverno.
A hidratação deve ser determinada para cada parte do corpo, conforme a necessidade de cada pessoa. Como cada pele tem uma peculiaridade não existe um ativo mais indicado para cada uma, mas sim a base mais adequada.
O processo de hidratação dependerá das características da pele de cada pessoa, independentemente da idade ou do sexo.
Identificado o melhor hidratante para o indivíduo, é importante hidratar bem, conforme as recomendações do dermatologista, principalmente as áreas mais expostas do corpo como, por exemplo, as pernas, pés, mãos, braços, face e também a boca.
Pele sem manchas no inverno é possível através de cuidados estéticos recomendados principalmente para fazer nesta época.
É exatamente no inverno que os dermatologistas recomendam tratamentos químicos, com ácidos e até mesmo com aparelhos mais potentes para resolver ou amenizar algum problema na pele da paciente.
No consultório, há queixas recorrentes sobre o melasma, normalmente em pacientes na faixa etária de 20 a 50 anos. Os melasmas são manchas com tonalidade escura ou acastanhada por conta do excesso de melanina na região. Geralmente, essas manchas ocorrem principalmente nas maçãs do rosto, nariz, buço, na lateral dos braços e até mesmo nas costas.
Embora o sol não seja o único fator que contribui para o surgimento do melasma, mas é importante evitar ao exposição ao sol, principalmente sem o uso do protetor solar.
Distúrbios hormonais, predisposição genéticas, uso de alguns anticoncepcionais e algumas doenças também podem desencadear esse sombreado na pele, que é uma mancha local e não se espalha pelo corpo.
Atualmente existem tratamentos estéticos para clareamento de manchas, o Peeling de Cristal é uma excelente opção.
O Peeling de Cristal é uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o aspecto da pele, tratando cravos, manchas, rugas e estrias corporais.
O tratamento com Peeling de Cristal é recomendado para pessoas que desejam tratar manchas, como por exemplo, o melasma, obtendo clareamento facial, além de cravos, rugas cicatriz de acne e estrias corporais, principalmente as avermelhadas e até mesmo pelos encravados, inclusive sendo muito indicado para homens com foliculite. O peeling de cristal também estimula o colágeno da pele, melhorando sua firmeza e promovendo o rejuvenescimento da pele.
Pele sem manchas no inverno, pode ser favorável nesta época, pois tratamento com Peeling de Cristal durante o inverno é melhor. Pois, a pessoa está menos predisposta a tomar banho de sol.
O Peeling de Cristal tem início após uma cuidadosa limpeza de pele. Geralmente, recomenda-se fazer a limpeza 3 dias antes do procedimento. Esta orientação varia de acordo com o tipo de pele de cada paciente. O médico dermatologista poderá fazer as indicações.
O profissional desliza suavemente a ponta do aparelho sobre a região a ser tratada. Este aparelho faz parte de um sistema a vácuo que irá promover o lançamento dos cristais. Quando estes atingem o local a camada mais superficial começa a ser retirada.
Geralmente, cada sessão dura em média de 20 a 30 minutos. A correção com o peeling de cristal não é imediata, é um processo gradual. As impurezas vão sendo removidas e uma pele jovem e saudável é adquirida. Mas o dermatologista irá avaliar junto com o paciente qual é a indicação de quantidade de sessões e intervalos entre elas, para um resultado mais satisfatório.
Vamos conhecer alguns cuidados após o Peeling de Cristal:
Intensificar o tratamento de beleza e ter pele sem manchas no inverno, é uma ótima opção.
Para o corpo, uma boa pedida são as massagens e esfoliações.
O fato de não se tomar muito banho de sol no inverno é outro fator que colabora para os tratamentos de pele, nesta época.
Uma alimentação equilibrada também é importante para cuidar da pele. O recomendado é beber cerca de 2 litros de água por dia. Deve-se, ainda, evitar o consumo de alimentos gordurosos e aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras.
Cuidar de si mesmo nunca sai de moda e cai bem em qualquer estação do ano.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549