O preenchimento facial é um procedimento estético para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Este produto preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial e também pode ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.
Neste texto, iremos responder algumas perguntas sobre preenchimento facial para ajudar você a entender mais sobre este procedimento.
O procedimento é realizado em consultórios e clínicas, com anestesia local ou simplesmente tópica, com agulhas ou cânulas. Como existem diversas formas de aplicações, desde a derme superficial, derme profunda e até o tecido subcutâneo, existem inúmeros calibres e diversas dimensões de agulhas e cânulas para estas formas de aplicação.
Já para preenchimento dos lábios, é feito um bloqueio anestésico. Sendo assim, a injeção é aplicada bloqueando o nervo dessa região, como a anestesia feita em procedimentos odontológicos.
Alguns tipos de produtos para preenchimento facial:
Ácido Hialurônico: Tem um efeito temporário e chance de rejeição praticamente nula, já que é uma substância encontrada no organismo.
Ácido Polilático : Tem um efeito temporário e chance de rejeição baixa, por ser um tipo de preenchimento facial biocompatível.
Gordura: Tem um efeito definitivo e chance mínima de rejeição porque é retirada do próprio corpo, geralmente, do abdome, com cânulas de lipoaspiração.
Polimetilmetacrilato (PMMA): Tem um efeito definitivo e chance de rejeição alta, pois se trata de uma substância inorgânica e não absorvível.
O preenchimento facial é indicado para tratar:
Este tratamento não é indicado para pessoas portadoras de doenças autoimunes em atividade, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico, grávidas, mulheres em processo de amamentação, pessoas imunossuprimidas, pessoas com alergia a qualquer componente da formulação e com inflamação ou infecção no local a ser tratado, não devem submeter-se a estes procedimentos.
O preenchimento facial deve ser feito por médicos, de preferência dermatologistas ou cirurgião plástico.
O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 1 e mio a 5 anos, de acordo com alguns fatores que o seu dermatologista poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores.
Não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial. Mas, a procura por esse método começa por volta dos 25 anos.
O preenchimento com ácido hialurônico traz resultado imediato, pela elevação da pele em resposta à presença do gel, diferente da toxina botulínica que demora pelo menos uma semana para fazer o seu efeito. Porém a toxina botulínica tem outro objetivo, que é de atuar nos músculos da face, relaxando-os para minimizar e prevenir a formação das rugas. Enquanto que do preenchimento é de elevar as rugas já estabelecidas e remodelar o contorno da face, quando desejado.
Como é um procedimento simples e rápido, não é exigido repouso. O paciente é liberado no mesmo dia do procedimento.
Nos pacientes com pele mais sensível, pode haver um pequeno inchaço ou formação de manchas roxas temporárias. O problema pode ser amenizado com aplicação de gelo no local do preenchimento facial logo após o término do método e mantido ao longo de dois dias.
A orientação é que o paciente não manipule o local e que faça compressas geladas para evitar ou amenizar a intensidade dos hematomas que podem acontecer após a aplicação.
Não se trata de uma regra, mas é recomendável não praticar exercícios físicos pesados por 24 horas, para não haver piora do inchaço. Após esse período, as atividades estão liberadas.
Não há necessidade de medicamentos.
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549