Pode ser homem ou mulher, não há quem já não reclamou de queda de cabelo. Lavar o cabelo ou escová-lo e sair muitos fios na mão é algo comum para muitas pessoas. Mas, sabia que isso pode estar diretamente ligado à sua alimentação? Principalmente pela falta de ferro.
A anemia, causada pela falta de ferro no sangue, é uma das principais causas de queda de cabelo entre as mulheres, principalmente. Além do sangramento menstrual exagerado, outra explicação comum para ela é a má ingestão de alimentos ricos em mineral, como por exemplo, o fígado, carne vermelha, frango, peixe, ostra e frutos do mar. Leguminosas (feijão, lentilha) e vegetais de folhas verde-escuras também fornecem ferro. Quem vive de dieta está mais vulnerável, pois, excluir os alimentos do cardápio sem o acompanhamento médico pode ser prejudicial à saúde.
Geralmente, é comum caírem até 80 a 100 fios de cabelo por dia, segundo especialistas da área. Não é preciso contar, mas observe se eles estão aparecendo em todo lugar da casa, como por exemplo, no travesseiro, no carro e, principalmente, se começam a surgir leves falhas no couro cabeludo (a chamada rarefação capilar progressiva). Casos como estes, o paciente deve procure um dermatologista para avaliar o quadro e orientar o melhor tratamento.
Os cabelos apresentam um elevado teor de proteínas em sua composição, assim como bons níveis de minerais (como o zinco, ferro, cálcio etc), sendo estes essenciais para a arquitetura dos fios. Vitaminas (como a biotina, a vitamina C, E, pantenol etc) participam no processo de formação dos fios e sua ausência nas células da raiz pode acarretar problemas de formação e de estrutura capilar.
Uma alimentação baseada no estilo de vida ocidental, pobre em proteínas, minerais, vitaminas e rica em carboidratos e gorduras são um mal que de alguma forma aflige os cabelos. Isto porque a ingestão dos elementos importantes para a qualidade dos fios, acaba sendo insuficiente em detrimentos de outros de menor importância. Portanto, os resultados são cabelos frágeis, quebradiços, sem brilho e elasticidade, além da queda capilar.
A tricologia é o ramo da ciência que teve início em 1902 com o propósito de estudar cabelos, pelos e os problemas relacionados a eles. O profissional especializado nesta área, como o dermatologista, orienta tratamentos e as devidas mudanças de hábitos aos seus pacientes, pois muitas vezes parte do problema se deve à má alimentação, estresse, ansiedade e muitos outros fatores que causam distúrbios capilares, ou seja, os problemas na maioria dos casos ocorrem de dentro para fora. Normalmente não há a necessidade de procedimentos invasivos, e a tricologia estética atua tendo a cooperação disciplinada do paciente, obtendo dessa forma excelentes resultados.
O objetivo do tratamento capilar em clínicas de dermatologia é recuperar os fios e a saúde do couro cabeludo e os recursos e técnicas geralmente utilizados são:
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549