A tricologia é uma especialização dentro da medicina, voltada especialmente para deixar o cabelo mais saudável.
Contudo, vale ressaltar que, a tricologia é uma especialidade que estuda os cabelos e o couro cabeludo e, consequentemente, os problemas relacionados a eles. Essa ciência teve início em 1902, na Inglaterra, e desde então vem utilizando técnicas cada vez mais modernas para o tratamento dos distúrbios capilares.
Segundo estudos, existem mais de 2500 causas de alterações no cabelo, como por exemplo:
No entanto, os sintomas devem ser investigados para diagnosticar doenças que atingem a tireóide, pâncreas, intestino e outras partes do corpo.
Com exames epigenéticos, a Tricologia tem atuado na prevenção de enfermidades. Nesse caso, basta apenas examinar um fio de cabelo do paciente para detectar predisposições genéticas a infecções, inflamações, toxinas, parasitas, radiações e até incompatibilidade alimentares.
Mas, para fazer o diagnóstico, correto é preciso buscar um especialista, como por exemplo, um dermatologista para indicar o tratamento correto.
Não existe apenas uma causa para a calvície, ela pode ser consequência de um ou mais fatores. Vamos conhecê-los:
Quanto ao tratamento, este pode variar de acordo com a gravidade da queda capilar e sua causa. Portanto, é muito importante procurar por um dermatologista com especialidade em tricologia, para avaliar as causas e indicar o tratamento para calvície, de acordo com o caso do paciente.
Seguem abaixo alguns tratamentos disponíveis para tratar a calvície:
O uso do laser Fotona para tratamento da calvície e queda de cabelos é uma dessas possibilidades. Entretanto, o laser para cabelos funciona aumentando e acelerando o crescimento, espessamento e fortalecimento dos fios existentes.
Sobretudo, o laser para terapia capilar é uma ótima opção para trazer muitos benefícios aos cabelos, com extrema rapidez e resultado fantásticos. Ele auxilia na hidratação dos fios, no crescimento, e também traz benefícios para casos de queda de cabelo, além de muitas outras vantagens.
Microagulhamento Capilar é uma nova técnica para tratamento de queda de cabelo, inclusive a calvície. No procedimento utiliza-se uma caneta elétrica, na qual é encaixada uma ponteira estéril.
A sua função é melhorar a circulação sanguínea e criar um estímulo inflamatório no local, como também facilitar a penetração de ingredientes ativos na derme e no subcutâneo com o propósito de chegar ao folículo piloso.
O procedimento é indicado para pessoas diagnosticadas com alopecia androgenética, caracterizada pela perda dos fios do couro cabeludo, o que pode levar à calvície. Também é ideal para quem possui efluvio telógeno, uma condição reversível em que a queda acontece após uma experiência estressante.
O LED capilar está indicado para qualquer tipo de queda de cabelo independente da causa, pois ele atua fazendo a fotobioestimulação.
A luz penetra no local aplicado, atinge as células, e estimula seu metabolismo (há um aumento da produção de ATP pelas mitocôndrias). E as vantagens são:
Além disso, ativa a vascularização, melhorando o suprimento de sangue e oxigênio para as células.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549