A celulite, nome popular para a lipodistrofia ginóide, é uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que ficam cheias e endurecem, deixando o local com ondas, retrações e nódulos.
Contudo, essa alteração é causada pelo tecido gorduroso associado às alterações da microcirculação e do aumento do tecido fibroso.
No geral, aproximadamente 95% das mulheres têm lipodistrofia após a puberdade. Mas, já os homens são raramente afetados pela alteração, exceto quando há algum desequilíbrio hormonal. Mesmo não sendo considerada uma patologia, a busca por soluções para acabar com a celulite é grande e está relacionada a questões estéticas.
Sobretudo, as causas da celulite não são completamente conhecidas. Existem várias suposições sem comprovação. Entretanto, essa alteração apresenta como possíveis causas fatores como o sexo, biotipo corporal, etnia e a distribuição da gordura corporal.
Mas, alguns comportamentos e hábitos podem provocar o surgimento da celulite. Veja abaixo:
Grau 1: é quase imperceptível. Só é notada se a pele for contraída.
Grau 2: se torna mais aparente. Surgem algumas pequenas ondulações.
Grau 3: além de visíveis, as irregularidades ficam doloridas se forem apertadas.
Grau quatro: são os casos mais avançados. A cútis ganha cara de casca de laranja.
A lipodistrofia ginóide pode ser assintomática nos graus menores. Porém, casos mais complicados há a compressão de terminações nervosas legais e os seguintes sintomas podem ser sentidos:
Vale lembrar que, nenhum tratamento estético contra celulite funciona sem alterações na dieta e prática de exercícios físicos. Contudo, é preciso reduzir o consumo de açúcar e de gorduras, além de tomar muita água.
Exercícios aeróbios ajudam na queima de gordura localizada, enquanto a musculação dá mais firmeza para a pele.
Existem vários tratamentos para amenizar a celulite, mas falaremos especialmente neste texto o laser Fotona.
O aparelho promove um tratamento em 4D, pois combina 2 tipos de lasers, ND YAG e o Erbium YAG, que, juntos, atuam tanto na flacidez colono relevo, textura e contorno corporal.
O Fotona promove um intenso estímulo de colágeno e renovação celular da pele, proporcionando efeito lifting da pele do rosto, pescoço e corpo. Além disso, é o único laser que pode ser feito dentro da boca (intra-oral), com objetivo de rejuvenescimento.
Além de tratar a celulite, é possível realizar ainda outros tratamentos, devido a sua grande diversidade e tecnologia.
Veja abaixo:
O laser Fotona é a técnica mais avançada para tratamento de gordura localizada, flacidez e celulite. Contudo, a ponteira robótica escaneia a área desejada e inicia a aplicação de luz de forma homogênea e precisa, tratando desde as camadas superficiais da pele até as mais profundas de gordura.
O procedimento não é invasivo e reduz a gordura localizada, definindo o contorno e, ao mesmo tempo, melhorando a flacidez e a textura. As células de gordura são destruídas pelo aumento seletivo da temperatura (medida por um sensor térmico), sem lesar a superfície da pele.
Ao mesmo tempo, o laser estimula a produção de colágeno, conferindo maior firmeza à pele por um longo período de tempo. O laser Fotona pode ser usado para tratar abdome, flancos (cintura), costas, coxas, culotes, braços, submento (papada), joelhos, mamas e nádegas.
Sobretudo, a tecnologia Fotona também possibilita a realização de laserlipólise minimamente invasiva, em que uma finíssima fibra ótica é inserida sob a pele para aplicação do laser; o procedimento é feito no consultório, apenas com anestesia local.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta.
Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549