Você sabia que o couro cabeludo sensível pode estar relacionado à tricodinia? Quer saber mais sobre o assunto? Então vamos lá!?
Um problema que se manifesta de maneira frequente em mulheres e homens é a queda capilar, conhecida também como tricodinia.
A tricodinia acontece no momento em que se começa a perceber a sensibilidade do couro cabeludo, que logo faz com que dores e desconforto apareçam.
Geralmente o couro cabeludo é a pele que apresenta características diferentes do resto do corpo, pois ela é mais grossa, com pouca elasticidade e bastante oleosidade por ser repleta de folículos. E cada folículo tem ao menos uma glândula sebácea, por isso existe a necessidade de cuidar melhor do couro cabeludo.
No geral, os dermatologistas avaliam que a tricodinia pode estar associada a:
Geralmente, essas manifestações psicoemocionais são o resultado de pequenos estresses diários que afetam todo o organismo. E normalmente, são capazes de produzir a queda além do normal e as dores no couro cabeludo.
Normalmente, a tricodinia apresentam variações sintomatológicas, como por exemplo:
Geralmente, nossos hábitos do dia a dia podem causar dor e desconforto no couro cabeludo.
Algo tão corriqueiro quanto secar os cabelos com secador pode levar a uma inflamação da pele sob os fios. O mesmo vale para o uso de chapinhas e baby liss muito próximos das raízes dos cabelos.
Produtos químicos, como tinturas, podem inflamar e até queimar o couro cabeludo. Por isso, é importante testá-los antes de aplicá-los para valer. A indicação de como fazer isso sempre vem explicada na embalagem do produto.
Os cabelos são uma espécie de proteção do couro cabeludo, principalmente contra a luz solar, o calor, o frio e a poluição. Geralmente, áreas que apresentam diminuição na quantidade de cabelos são sempre mais sensíveis, e se tornam mais propícias a sentir dores.
Nesses casos, o ideal é evitar mexer muito nos fios e procurar um especialista que possa diagnosticar e recomendar o tratamento específico, uma vez que é muito importante cuidar do couro cabeludo e lhe dar atenção sempre.
Shampoos específicos para os fios que estão caindo são muito importantes, pois promovem a limpeza profunda. Já em casos de sensibilidade, devem ser utilizados shampoos com menor quantidade de sulfato.
Sobretudo, é importante avaliação de um profissional, como por exemplo, o dermatologista. Assim, o diagnóstico correto implicará também num tratamento correto.
Geralmente, o tratamento é longo e exige muito cuidado e atenção por parte do profissional. Em muitos casos, a colaboração interdisciplinar entre o médico responsável pelos cuidados com a pele e o couro cabeludo, o psiquiatra e o psicólogo faz-se necessária.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @dradanielafigueiredo
Facebook: @dradanielafigueiredo
Dra. Daniela Figueiredo
Dermatologista em Belo Horizonte
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549
CRM/MG: 32902 | RQE: 20549